Carnaval: Design de Moda dá dicas de roupas para cair na folia

Conforto, flexibilidade e cores alegres são a pedida do momento

17/02/2012 - 02h37

Quando o assunto é Carnaval sempre nos lembramos dos famosos versos de Noel Rosa: “Com que roupa eu vou ao samba que você me convidou?”. Nem sempre aquela produção que pensamos ser espetacular funciona bem com o calor e a mobilidade que a festa pede. Então, para não fazer feio no salão, Marcela Haddad, coordenadora do curso de Design de Moda do Centro Universitário de Araraquara – Uniara oferece várias dicas para você cair na folia.
Para começar, ela afirma que não é preciso gastar muito dinheiro para ficar por dentro das tendências. “Você pode compor looks lindos aproveitando o que você tem disponível em seu guarda-roupa. É carnaval; portanto fica permitido misturar estampas, tecidos e cores”, orienta.
Marcela salienta que estar confortável também é essencial, especialmente com o calor típico dessa época do ano. “Por conta das altas temperaturas, use roupas leves, frescas e peças que permitam a livre movimentação. Se optar por saias ou vestidos, coloque um mini-short por baixo para ficar à vontade. Para os pés, prefira calçados confortáveis, como sapatilhas ou sandálias rasteiras”, afirma.
Com relação às bolsas, a docente dá preferência para as “pequenas e com alças transversais, que são mais práticas e seguras para carregar em lugares com muito movimento”.
Marcela diz que a vivacidade e alegria também devem estar presentes nos cosméticos e acessórios. “Use e abuse de esmaltes divertidos e capriche na maquiagem. Ela pode ser bem colorida, com muito brilho, lúdica e muito diferente daquela usada no cotidiano”, ressalta.
Um visual esperto precisa de um penteado que resista à badalação. “Para os cabelos, prefira os coques ou rabos de cavalo, que permitem dançar e pular mais à vontade, sem perder o penteado. Não se esqueça dos acessórios como tiaras, chapéus, faixas, presilhas, flores, lenços, etc., que enfeitam e colorem os fios. Carnaval pode quase tudo. Divirta-se!”, brinca a professora.