Equipe mineira passou pelo time de Araçatuba por 3 sets a 2, em Belo Horizonte
17/02/2012 - 02h43
A Usiminas/Minas conseguiu um grande resultado na noite desta quinta-feira (16). Em casa, a equipe mineira salvou seis match points no tie break e venceu o Vôlei Futuro (SP) por 3 sets a 2 (25/17, 25/23, 20/25, 20/25 e 17/15), em 2h13 de jogo, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG).
Com o resultado, as mineiras subiram para o quarto lugar na classificação geral, com 35 pontos (13 vitórias e quatro derrotas). Já o time de Araçatuba se manteve em terceiro lugar, com 40 pontos (13 resultados positivos e quatro negativos). Apesar de terem a mesma campanha, o Vôlei Futuro tem um maior número de vitórias por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1.
A levantadora Claudinha, da Usiminas/Minas, foi eleita a melhor jogadora da partida e ganhou o troféu VivaVôlei. Outros destaques da equipe mineira foram a ponteira Herrera, com 18 acertos, a central Fernanda Isis, com 15, e a oposto Daymi, com 11. Mesmo com a derrota, o Vôlei Futuro teve a maior pontuadora do confronto, a ponteira Fernanda Garay, com 28 acertos.
O treinador da Usiminas/Minas, Jarbas Soares, fez questão de elogiar a postura da equipe durante todo o confronto.
"Foi um grande jogo. No primeiro turno não fizemos uma boa partida contra o Vôlei Futuro, mas hoje a equipe se comportou muito bem. Uma vitória como essa eleva a moral de todo o grupo. Começamos muito bem a partida. Depois o Vôlei Futuro cresceu no terceiro e no quarto sets, mas conseguimos reverter uma situação desfavorável no tie-break", analisou o treinador do grupo mineiro.
O JOGO
A Usiminas/Minas começou melhor a partida. Com um bloqueio da central Fernanda Isis sobre um ataque da oposto Joycinha, a equipe mineira abriu dois pontos (4/2). O time da casa explorava o bloqueio do time de Araçatuba e foi para a primeira parada técnica com quatro pontos de vantagem (8/4). A oposto cubana Daymi se destacava na partida, e foi com um ponto dela, que a Usiminas/Minas fez 20/16. As mineiras aumentaram a vantagem no final da parcial e fecharam o set, com um ponto de contra-ataque da ponteira Herrera, por 25/17.
O inicio da segunda parcial foi marcado pelo equilíbrio. O saque do Vôlei Futuro desestabilizou o passe da equipe mineira, e o time de Araçatuba abriu três (10/7). A ponteira Herrera conseguiu uma boa sequência de saques, e as mineiras empataram (13/13). No final do set, o volume de jogo do Vôlei Futuro passou a incomodar a equipe da casa e as visitantes fizeram 21/17. Com bons bloqueios da central Fernanda Isis e, se aproveitando dos erros do Vôlei Futuro, as mineiras viraram o marcador (23/22). O time da casa não deixou mais a liderança do placar e fechou o set por 25/23.
O terceiro set começou disputado ponto a ponto. O Vôlei Futuro conseguiu parar um ataque da cubana Herrera e abriu dois pontos (13/11). O bloqueio do time de Araçatuba começou a funcionar e as visitantes foram para a segunda parada técnica com quatro pontos de vantagem (16/12). As mineiras reagiram no final da parcial, mas o Vôlei Futuro venceu o set por 25/20, com um ataque de china da central Walewska.
A vitória no terceiro set fez bem ao Vôlei Futuro. Com bons saques e bloqueios, o time de Araçatuba abriu cinco pontos (8/3). Lideradas pela cubana Herrera, as mineiras empataram a parcial (11/11). A líbero Verê, do Vôlei Futuro, conseguiu grandes defesas e as visitantes voltaram a abrir no marcador (15/12). A diferença ainda aumentou no final do set, e o time de Araçatuba fechou a parcial por 25/20.
O quinto set foi bem disputado. Depois de dois erros de ataque da Usiminas/Minas, o Vôlei Futuro abriu dois (7/5). As ponteiras Paula Pequeno e Fernanda Garay cresceram na parcial e o time de Araçatuba chegou a abrir 11/6. A partir deste momento, as mineiras cresceram no set e conseguiram uma incrível virada, fechando o set por 17/15 e o jogo por 3 sets a 2.
Após a pausa em função do Carnaval, o Vôlei Futuro jogará contra o Pinheiros (SP), às 19h da próxima SEXTA-FEIRA (24.02), no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP). Já a Usiminas/Minas terá pela frente o Sollys/Nestlé (SP), às 15h do SÁBADO (25.02), no ginásio José Liberatti, em Osasco (SP).
Thaisa ultrapassa os 200 pontos de saque
O Sollys/Nestlé (SP) encontrou dificuldades, mas superou o Macaé/Sports (RJ) por 3 sets a 1 (25/17, 25/27, 25/19 e 25/17), em 1h56 de jogo, no ginásio Juquinha, em Macaé (RJ). A levantadora Fabíola, da equipe de Osasco, brilhou e ganhou o troféu VivaVôlei como a melhor jogadora da partida. Outro destaque do Sollys/Nestlé foi a oposto americana Hooker, maior pontuadora do confronto, com 18 acertos. Durante o duelo, a central Thaisa, do time de Osasco, ultrapassou a marca de 200 pontos de saque na Superliga. Com os três pontos desse fundamento na partida, a central chegou a 201 acertos, em sua oitava participação na Superliga.
"Comecei a Superliga um pouco abaixo do meu rendimento no saque. Depois, passei a me preocupar um pouco mais com isso e soltar mais o braço, já que eu estava sentindo que, justamente preocupada em acertar, estava errando mais do que acertando. Quando fiquei mais tranquila, regularizei o meu lançamento e começou a fluir um pouco melhor. Sempre considerei o saque o meu melhor fundamento", afirmou Thaisa.
O treinador do Sollys/Nestlé, Luizomar de Moura, gostou do desempenho da equipe, mas elogiou uma jogadora em especial. "A Fabíola foi uma jogadora muito lúcida, principalmente nos momentos em que tivemos dificuldades com o nosso passe, já que jogamos com uma linha de passe que não vinha atuando, pois as ponteiras Jaqueline e Ju Costa não atuaram. Ela teve paciência nos momentos em que o passe não esteve na mão e conseguiu ser objetiva. A Fabíola foi eleita a melhor do jogo pela paciência que teve no jogo", analisou o técnico.
Unilever vence a 16ª seguida
A Unilever passou pelo Banana Boat/Praia Clube (MG) por 3 sets a 0 (25/17, 25/22 e 25/19), em 1h17 de jogo, no Praia Clube, em Uberlândia (MG). As cariocas mantiveram a liderança do torneio e acumularam a 16ª vitória consecutiva. A oposto Sheilla foi eleita a melhor jogadora em quadra e ganhou o troféu VivaVôlei. Sua companheira de equipe, a ponteira Regiane, terminou o confronto como a maior pontuadora, com 14 acertos.
Sheilla mostrou que está recuperada de uma contratura lombar sofrida no último jogo da equipe, contra o BMG/São Bernardo. "Estou muito feliz com o Viva Vôlei. O importante é que consegui ajudar o time hoje, jogando na habilidade, sem forçar muito", garantiu a oposto.
Duelo do ABC Paulista
O outro jogo da rodada reuniu duas equipes do ABC Paulista. O BMG/São Bernardo (SP) levou a melhor sobre o São Caetano (SP) por 3 sets a 0 (25/23, 25/20 e 25/12), em 1h22 de jogo, no Baetão, em São Bernardo do Campo (SP). A ponteira Jú Gomes, do BMG/São Bernardo, deixou a quadra como a maior pontuadora, com 15 acertos. Quem também teve uma boa atuação foi a levantadora Ana Maria, que levou para casa o Troféu VivaVôlei como a melhor da partida.
"Precisávamos de uma vitória como essa, fazia algum tempo que não jogávamos assim. Agora é se preparar para uma sequência ainda mais importante rumo à classificação", disse a levantadora Ana Maria.
Rodada ainda terá dois jogos
Nesta sexta-feira (17), dois jogos encerrarão a sexta rodada do returno da Superliga feminina de vôlei 11/12. O Mackenzie/Cia do Terno (MG) receberá o Rio do Sul (SC), às 18h30, no ginásio do Mackenzie, em Belo Horizonte (MG). O Sportv transmitirá ao vivo.
A outra partida será um duelo paulista. O Pinheiros (SP) jogará com o Sesi-SP, às 19h30, no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP). O canal Esporte Interativo transmitirá ao vivo.
EQUIPES
USIMINAS/MINAS - Claudinha, Daymi, Herrera, Mari Paraíba, Fernanda Isis e Natasha. Líbero - Tássia
Entraram - Carla, Dani e Carolina
Técnico - Jarbas Soares
VÔLEI FUTURO - Ana Cristina, Joycinha, Paula Pequeno, Fernanda Garay, Walewska e Andressa. Líbero - Verê
Entraram: Ana Time, Clarisse, Jú Odilon e Fê Berti
Técnico - Paulo Coco
SUPERLIGA FEMININA 11/12
SEXTA RODADA DO RETURNO
16.02 (QUINTA-FEIRA) - Usiminas/Minas 3 x 2 Vôlei Futuro (25/17,25/23, 20/25, 20/25 e 17/15), em 2h13 de jogo, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG)
MAIOR PONTUADORA - Fernanda Garay (Vôlei Futuro), com 28 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI - Claudinha (Usiminas/Minas)
16.02 (QUINTA-FEIRA) - Macaé Sports 1 x 3 Sollys/Nestlé, (17/25, 27/25, 19/25 e 17/25), em 1h56 de jogo, no Juquinha, em Macaé (RJ)
MAIOR PONTUADORA - Hooker (Sollys/Nestlé), com 18 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI - Fabíola (Sollys/Nestlé)
16.02 (QUINTA-FEIRA) - Banana Boat/Praia Clube 0 x 3 Unilever (17/25, 22/25 e 19/25),em 1h17 de jogo, no Praia Clube, em Uberlândia (MG)
MAIOR PONTUADORA - Regiane (Unilever),com 14 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI - Sheilla (Unilever)
16.02 (QUINTA-FEIRA) - BMG/São Bernardo 3 x 0 São Caetano (25/23, 25/20 e 25/12), em 1h22, no Baetão, em São Bernardo (SP)
MAIOR PONTUADORA - Jú Gomes (BMG/São Bernardo), com 15 pontos
TROFÉU VIVAVÔLEI - Ana Maria (BMG/São Bernardo)
17.02 (SEXTA-FEIRA) - Mackenzie/Cia do Terno x Rio do Sul, às 18h30, no Mackenzie, em Belo Horizonte (MG) SPORTV
17.02 (SEXTA-FEIRA) - Pinheiros x Sesi-SP, às 19h30, no Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) ESPORTE INTERATIVO