18/02/2012 - 03h22
Com duas vitorias sem perder sets, Neide/Rebecca e Beto Pitta/Lipe avançam às quaras em Lima O vôlei de praia brasileiro não teve dificuldades para superar, nesta sexta-feira (17), a primeira fase da etapa peruana do Circuito Sul-Americano 2011/2012, que acontece na Praia Agua Dulce de Chorrillos, em Lima. Com duas vitórias cada, e sem perder sets, Neide/Rebecca e Beto Pitta/Lipe sobraram na fase de grupos e garantiram vaga nas quartas-de-final da quarta etapa da temporada.
No torneio feminino, Neide e Rebecca, que levaram a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia, em 2011, confirmaram o favoritismo e venceram com facilidade os dois primeiros compromissos na competição. As finais serão no DOMINGO (19.02).
Na primeira rodada, a dupla comandada pela campeã olímpica Jacqueline Silva superou as peruanas Andrea Sandoval e Nora Flores por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/10. Na segunda partida, as brasileiras confirmaram a liderança da chave, diante das venezuelanas Karelys Mosquera e Norisbeth Agudo, vencendo com parciais de 21/9 e 21/18.
No masculino, Beto Pitta e Lipe também dominaram as atenções em Lima. Dirigida por Marcos Albuquerque, o Marcão, a sétima melhor dupla do ranking brasileiro só sofreu mais de dez pontos em um dos quatro sets que disputou na primeira fase.
Na estreia, os brasileiros bateram os peruanos Walter Maldonado e Jorge Sayan, vencendo com parciais de 21/7 e 21/16. Na segunda rodada, Beto e Lipe atropelaram os bolivianos Rolando Montenegro e Rodrigo Perez, com parciais de 21/9 e 21/8.
O Brasil lidera o ranking sul-americano masculino com 580 pontos, 100 a mais que o Chile. No feminino, a vantagem brasileira é ainda maior: o país lidera com 600 pontos, à frente do Uruguai, que tem 420.
O Brasil garantiu quatro medalhas na etapa de abertura da temporada, que aconteceu em novembro de 2011, em Limoeiro (PE): ouro com Elize Maia/Bárbara Seixas, prata com Moisés/Álvaro Filho, e bronze com Thiago/Vitor Felipe e Neide/Carolina Horta.
Depois, nos Jogos Sul-Americanos de Praia, que aconteceram em Manta, no Equador, o país foi ouro com Neide/Rebecca e Moisés/Vitor Felipe e bronze com Elize/Bárbara. Na última semana, em Viña Del Mar, no Chile, Ágatha/Bárbara Seixas e Lipe/Álvaro Filho subiram no lugar mais alto do pódio.