24/02/2012 - 02h15
O Comitê Paulista acompanha, nesta sexta-feira, dia 24, a vistoria do Comitê Organizador Local (COL) aos dois centros de treinamento em Araraquara candidatos a receber uma seleção de futebol durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014. Até domingo, serão visitadas mais 11 cidades e 17 equipamentos.
As vistorias irão fundamentar a relação de aproximadamente 90 centros de treinamento em todo o país que o COL pretende apresentar às seleções, uma vez que é delas a responsabilidade pela escolha do local de treino. Na lista serão contempladas as cidades que cumprem os pré-requisitos da FIFA, como sala de fitness, hotel com no mínimo 55 quartos e distância máxima de 20 minutos (com batedores) entre o centro de treinamento e o hotel escolhido. É preciso também que o aeroporto esteja localizado a até uma hora do hotel.
O estado de São Paulo já tem 80 centros de treinamento candidatos em 43 municípios, o correspondente a 30% do total. O processo de seleção é dinâmico e segue até o próximo ano.
Locais que não se inscreveram ou não cumpriram algum pré-requisito podem se adequar e buscar aprovação posterior. A relação definitiva será divulgada no primeiro semestre de 2013 e distribuída às seleções.
Para ampliar o potencial de participação das cidades paulistas no Mundial, o Comitê Paulista elaborou o Guia Cidade Base, com informações sobre 37 municípios que se candidataram na primeira etapa e preencheram os requisitos básicos. Esse material foi enviado às equipes participantes das últimas Copas, como forma de apresentar a diversificada oferta do Estado de São Paulo, tanto em relação aos equipamentos esportivos como também a infraestrutura hoteleira e de transporte.
Agenda - Vistoria em Araraquara
Data : 24/02, às 15 horas e às 16 horas
Local : CT Parque Pinheirinho e Estádio Dr. Adhemar de Barros – Arena da Fonte Luminosa
COL – criado pela FIFA para garantir que o Brasil forneça as condições especificadas para ser palco do maior evento esportivo do mundo.
Comitê Paulista - O Comitê Paulista (decretos 56.648 e 56.773, de 2011) é responsável, no âmbito do Governo do Estado, pelo encaminhamento das ações necessárias para a realização da Copa do Mundo em São Paulo. É formado por secretários estaduais e municipais, sob coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional.