Estudantes farão últimas atividades em inglês antes do embarque para Nova Iorque, onde acontecerá o encontro
03/03/2012 - 02h34
Os alunos do Centro Universitário de Araraquara – Uniara que participarão do National Model United Nations – NMUN 2012, estão nos últimos preparativos para o evento. Na próxima semana, o professor italiano Marco Principia, representante da Associazione Diplomatici, ministrará as últimas atividades antes da partida dos estudantes para a sede da ONU, em Nova Iorque, onde será realizado o encontro.
“Marco Principia vem complementar o treinamento dos graduandos, em inglês, sobre as regras e procedimentos dos projetos que irão participar: o Change the World Model United Nations (CWMUN), de 29 a 31 de março, e o NMUN, a ser realizado entre 2 e 7 de abril”, detalha a professora de Direito Internacional da Uniara, Cristiane Amaral de Oliveira Gertel, também representante da Associazione Diplomatici e do projeto.
As aulas teóricas acontecerão de 6 a 9 de março e a simulação, chamada MUN-BR, será nos dias 10 e 11, na unidade I do Centro Universitário.
Segundo professor Fernando Rugno, também representante da Diplomatici no Brasil e do NMUN – ONU, o projeto é muito importante. “Além da troca de experiências com 5 mil alunos de todo o mundo, os alunos terão a oportunidade de atuar como embaixadores para discutir diversos assuntos como direitos humanos, saúde, desenvolvimento, economia, tecnologia, meio ambiente, conflitos entre países e muitos outros”, diz.
“Como professora de Direito Internacional, é muito difícil fazer com que alunos tenham experiências práticas da minha disciplina. Portanto é uma oportunidade de abrir a cabeça dos participantes para que entendam as relações diplomáticas entre os países e também suas realidades”, observa Cristiane.
O embarque para os Estados Unidos será no dia 27 de março, com previsão de retorno ao Brasil no dia 8 de abril.
NMUN
O National Model United Nations – NMUN é a maior simulação mundial das atividades desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas – ONU. O projeto é uma parceria entre a “Associazione Diplomatici” e o Centro Universitário de Araraquara – Uniara, em que alunos de vários cursos podem participar dessa experiência acadêmica internacional, cujo objetivo principal é proporcionar aos estudantes a experiência de atuar no cenário internacional, como se fossem diplomatas.
“As atividades consistem em propor, negociar, votar e aprovar soluções nos comitês dos países que representam. Esse é o grande desafio para os alunos”, explica Rugno.