Justiça já emite títulos eleitorais em Araraquara

Prazo para emissão e mudança de domicílio eleitoral termina em 9 de maio, seis meses antes das eleições

23/03/2012 - 04h06

O morador de Araraquara que quiser evitar filas de última hora para providenciar o título de eleitor, ou transferir seu domicílio eleitoral, já pode procurar pela Justiça. O prazo final termina em 9 de maio, ou seis meses antes das eleições municipais de 7 de outubro.
Para atender a sugestão da Justiça Eleitoral, o interessado pode se dirigir à 13ª Zona Eleitoral, no Centro da cidade, ou à 385ª Zona Eleitoral, na Vila Xavier, e providenciar os documentos.
Em todo o Brasil, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos e facultativos para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos de idade e maiores de 70 anos. A transferência do título deve ser providenciada para quem mudou de residência, principalmente entre um bairro e outro mais distante.
A Justiça Eleitoral ainda informa que o jovem que completar 16 anos até 7 de outubro, dia das eleições, poderá votar este ano desde que solicite o seu título até o prazo limite, dia 9 de maio.
Para quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez os cartórios eleitorais exigem documento de identidade, comprovante recente de endereço e quitação militar - neste último caso para homens entre 18 e 45 anos.
Detalhe: a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para confirmar o alistamento eleitoral, porque ambos não contêm nacionalidade nem filiação, ou seja, os nomes do pai e da mãe.
No caso de transferência de domicílio eleitoral, o cidadão deve estar munido também com o título de eleitor, comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores, documento de identificação e comprovante recente de endereço residencial.

Via internet
Para agilizar o atendimento, antes de se dirigir ao cartório o eleitor pode solicitar sua inscrição ou transferência via internet, acessando o site www.tre-sp.jus.br e indo para o link Titulo Net.Neste caso, será gerado um protocolo como mais um documento que pode ser utilizado no prazo máximo de cinco dias.
Conforme o endereço preenchido, o sistema indicará o cartório do  bairro do interessado e apresentará uma relação de locais de votação disponíveis. Para quem não tem acesso à internet, a inscrição ou transferência pode ser feita diretamente no Cartório Eleitoral.
Vale destacar que  presença do eleitor no Cartório é obrigatória e, ainda segundo a Justiça Eleitoral, quem não se apresentar no prazo terá o processo cancelado.
Em Araraquara, a 13ª Zona Eleitoral fica na Rua Itália, número 1673, entre avenidas Espanha e Duque de Caxias, Centro, com telefone (16) 3333-4818.
Já a 385ª Zona Eleitoral fica na Alameda Paulista, número 2380, Via Xavier, próximo ao pontilçhão ferroviário, com telefone (16) 3337-9814.
Ambas funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Para mais informações:(16) 3339-3808.