24/03/2012 - 01h37
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Agricultura, doou 30 toneladas de feijão, tipo carioca, para 60 entidades sociais cadastradas no programa federal Fome Zero, na manhã de quarta-feira (21).
O secretário municipal de Agricultura, Ronaldo Napeloso, acompanhou a retirada dos produtos pelas entidades beneficiadas. “Solicitamos os alimentos junto ao entreposto da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Votuporanga e fomos prontamente atendidos. Contamos com o apoio do Centralizado no transporte. Agora, estamos distribuindo as sacas de feijão de 80 quilos de acordo com as necessidades de cada entidade”, explicou o secretário.
Para o provedor do Hospital Santa Casa de Misericórdia, Valter Curi Rodrigues, as 10 sacas de feijão recebidas representam a solidariedade da Prefeitura. “Contamos com o apoio semanal da Prefeitura no fornecimento dos produtos hortifrutis bem como das campanhas de alimentos do Fundo Social e Tiro de Guerra. Agradecemos o empenho do secretário Ronaldo Napeloso, sempre disposto a colaborar com o hospital”.
Aquisição de Alimentos
A Secretaria de Agricultura fornece regularmente, toda terça-feira, uma grande variedade de hortifrutis para todas as entidades sociais cadastradas. Os alimentos são adquiridos dos agricultores familiares, por meio de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e são de ótima qualidade, pois vêm diretamente do campo.
Com o PAA o município vem batendo recordes na compra dos pequenos produtores e distribuição simultânea para as entidades sociais. Somente nos dois primeiros meses de 2012 já foram distribuídas cerca de 290 toneladas de alimentos, com destaque para as frutas da época: abacaxi, manga, carambola, maracujá, goiaba, além de uma grande diversidade de verduras e legumes.
Leite de soja
Outra medida importante para a segurança alimentar da população foi o aumento da quantidade do leite de soja que é distribuído para os cadastrados no programa. Até então eram 26 unidades de 160 ml por semana, distribuídos para cada uma das 207 pessoas cadastradas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
Após a reavaliação conduzida pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura, a quantidade passou para 36 unidades de 160 ml por semana, o que melhora a alimentação dos beneficiários do programa.
A unidade em funcionamento em convênio com a UNESP, denominada Unisoja, atende semanalmente cerca de 207 crianças cadastradas. Já a nova unidade implantada em 2010 na Central de Abastecimento, na Secretaria de Agricultura, está atendendo cerca de 50 entidades sociais cadastradas no Fome Zero Araraquara.
No ano de 2011, as duas unidades produziram 88.931 litros de leite de soja, que corresponde a 525.741 embalagens de 160ml.