Câmara aprova proibição a retirada de portas de seguranças das agências bancárias

Agências que já retiraram equipamento terão que recolocá-lo

28/03/2012 - 01h30

Os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara aprovaram na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 27, o projeto de Lei que obriga a instalação de portas de segurança com dispositivo de alarme nas agências bancárias da cidade. Na prática, é uma tentativa de impedir a retirada destes dispositivos atualmente instalados nos bancos. O autor do projeto, vereador Aluisio Braz, o Boi (PMDB) argumenta que esses equipamentos são utilizados por bancos em todo o mundo para impedir o acesso de pessoas armadas às agências bancárias dando maior segurança a clientes e funcionários.
Os vereadores deram autorização para que a Prefeitura firme Convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo - DER/SP, para o recapeamento da pista, pavimentação de acostamento, duplicação e pavimentação de prolongamento desde o trevo da SP-255, ao lado da Usina Maringá até o terminal da Petrobrás, passando diante da IESA e da Brado Logística. O serviço melhora a condição de acesso a estas empresas, além de resolver o problema dos buracos encontrados no acesso ao Terminal da Petrobrás.
 Os serviços serão realizados em uma extensão de 5,1 km, sendo obras e recapeamento da pista em todo o trecho, pavimentação de acostamento em 2,6 km, duplicação de 1,5 km da SPA 075/255, ou seja, no trecho que passa em frente à IESA, o que vai melhorar a segurança e facilitar a manobra dos enormes veículos de transportes da metalúrgica. Pavimentação do prolongamento das Estradas Municipais AMB-010 e ARA-340 com extensão de 1,0 km nos municípios de Américo Brasiliense e Araraquara até o terminal da Petrobrás. O perigoso e confuso trevo atrás do aterro sanitário receberá uma rotatória, o que também vai melhorar as condições de segurança do local.
Foi novamente adiada a votação do Projeto da vereadora Márcia Lia (PT) que institui em Araraquara a Semana de Fomento e Valorização à Agricultura Familiar, a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de setembro.
Outros dois projetos enviados pela Prefeitura também foram aprovados. Ambos tratam de denominação de espaços públicos. Um deles homenageia a saudosa “Ida Garcia Da Cruz”, atribuindo seu nome ao Centro de Referência da Assistência Social – CRAS do Jardim Cruzeiro do Sul. O outro denomina “Farmacêutico Cristovão Colombo”, o novo Posto de Saúde da Família – PSF, situado na Avenida Celso Pereira Barbosa, nº 654, também no Jardim Cruzeiro do Sul. O CRAS inaugura neste sábado, dia 31, às 10 horas da manhã. Já o PSF tem a previsão de inauguração para o dia 9 de abril.
O projeto de denominação de via pública, proposto pela vice-presidente da Câmara, vereadora Juliana Damus (PP), também foi aprovado, denominando Rua Cabo PM Carlos Roberto Grecca, via do loteamento Villa Del Fiori.
Também foi aprovada a solicitação do vereador Elias Chediek (PMDB) para que o texto “Eduardo Lauand, um dos grandes nomes por trás da Gota de Leite”, da jornalista Luiza Pellicani, publicado na imprensa da cidade, faça parte do arquivo histórico da Câmara Municipal.