Premiação foi entregue ao prefeito Marcelo Barbieri durante formatura dos 167 alunos do Programa Municipal Educação para o Trabalho
11/04/2012 - 03h28
O prefeito Marcelo Barbieri recebeu na segunda-feira (9) o selo “Empresa que Educa”, certificado emitido pelo SENAC que faz a distinção entre os Municípios de todo o Estado de São Paulo que investiram em ações de capacitação profissional de jovens de baixa renda ou apoiaram ações nesse sentido.
A honraria foi entregue pela diretora do SENAC de Araraquara, Fernanda Musto, durante cerimônia de formatura dos 167 alunos do Programa Educação para o Trabalho – PET, uma parceria entre Prefeitura de Araraquara e SENAC que desde 2009 já formou 600 estudantes da rede pública e se concretizou com um dos mais bem sucedidos programas de orientação educacional e profissionalizante na cidade.
“Estou muito feliz em participar da formatura deste Programa, que começou com uma única sala na EMEF Waldemar Saffiotti, no Cruzeiro do Sul, e hoje conta com oito turmas espalhadas pelas escolas municipais”, disse o prefeito Marcelo Barbieri.
“Este selo é o reconhecimento a um trabalho de extrema importância para a nossa cidade, pois além de tirar este jovem das ruas, auxilia no desenvolvimento da educação e da cidade como um todo, pois prepara o aluno para o futuro. Agradeço ao SENAC pela seriedade e compromisso com este Programa, e pela dedicação dos professores envolvidos neste projeto”, destacou Marcelo.
Segundo Fernanda, o certificado destaca o interesse e a participação de prefeitos socialmente responsáveis, preocupados com a qualidade de vida dos jovens e de suas comunidades e que, por isso, aderiram ao programa.
“É o fruto de uma parceria forte, que possibilitou a realização de um investimento pouco comum. Além da carga horária significativa, os formandos do PET carregam consigo um importante diferencial no currículo que os fará enxergar não somente um futuro, mas uma imensidão de possibilidades”, falou a diretora.
O secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), deixou uma mensagem de estímulo aos formandos e agradeceu pelo empenho do prefeito. “Este será o primeiro dia de uma nova etapa. Uma jornada profissional, em que cada um poderá desenvolver suas potencialidades e colocar em prática tudo o que foi passado durante as aulas”, falou o secretário.
“É importante vermos os jovens agarrando esta oportunidade, se capacitando, olhando para o futuro de outra maneira, pois terão destaque os que valorizaram o tempo, a idade e investiram na educação”, afirmou Chediek.
O Programa Educação para o Trabalho – PET foi ministrado ao longo de seis meses, com 330 horas em aulas noturnas. Os vários módulos discutem conteúdos transversais, tais como cidadania, ética, autoconhecimento e responsabilidade, entre outros.
As estações de trabalho do PET possuem conteúdo complementar focado em questões do cotidiano profissional, tais como Saúde e Qualidade de Vida, Marketing Pessoal, Comunicação, Trabalho e Atitude Empreendedora, Tecnologia das Transações Comerciais, Excelência no Atendimento ao Cliente e Informática. Desde 2009, Araraquara já formou 29 turmas, com 851 alunos inscritos e 600 concluintes.