Circuito Mundial: Country-cota feminino abre a temporada em Brasília

Sete duplas nacionais disputarão três vagas no qualifying na capital federal

14/04/2012 - 04h01

Sete duplas femininas do Brasil e duas parcerias alemãs darão, neste domingo (15), em Brasília (DF), o saque inicial da temporada 2012 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Na arena montada na Esplanada dos Ministérios, as disputas do country-cota feminino, a partir das 14h, abrirão a 25ª temporada da principal competição internacional do vôlei de praia.
No country-cota brasileiro, as sete duplas inscritas lutarão entre si por três vagas. As duplas que terminarem o dia invictas garantirão o direito de disputar o qualifying de SEGUNDA-FEIRA (16.04). Na disputa alemã, um confronto direto definirá a parceria classificada.
Estão inscritas para disputar o country-cota brasileiro as duplas Maria Clara/Raquel, Ágatha/Bárbara Seixas, Val/Shaylyn, Renata/Elize Maia, Neide/Rebecca, Chell/Michelle Carvalho e Thati/Érica Freitas. Ao todo, serão quatro partidas, todas eliminatórias.
O country-cota da etapa brasileira marcará a estreia da jovem Rebecca, de 18 anos, no Circuito Mundial. Atual campeã brasileira Sub-21, a cearense já representou o Brasil nos Campeonatos Mundiais Sub-19 e Sub-21, mas nunca participou da competição adulta.
"Estou um pouco ansiosa, quero ver logo como é a competição. Já disputei torneios internacionais nas categorias de base, mas nunca no adulto e imagino que seja bem diferente. Estamos ansiosas, mas muito motivadas. Tomara que possamos ser uma surpresa na etapa", diz a cearense.
A dupla chega empolgada à capital federal. No último final de semana, em Fortaleza, Neide e Rebecca chegaram pela primeira vez à semifinal de uma etapa do Circuito Banco do Brasil.
"Foi um resultado muito importante para nossa dupla e certamente nos motiva bastante neste momento. A etapa começa já com uma dificuldade grande, no country-cota, onde enfrentamos grandes duplas brasileiras. Se passarmos, o fato de sermos pouco conhecidas pelas outras duplas pode ajudar. Mas o mais importante é que a gente consiga jogar bem desde o início", acrescenta.
No country-cota alemão será apenas uma partida, envolvendo as duplas Victoria Bieneck/Julia Grobner e Karla Borger/Britta Büthe.
Na segunda, no qualifying, as duplas que superarem o qualifying se juntarão a outras 35 parcerias, de 21 países diferentes. Estarão em jogo nesta fase da competição oito vagas. As duplas classificadas jogarão o torneio principal, a partir de terça-feira (17).
O Brasil tem quatro duplas garantidas na fase principal da etapa de Brasília: Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Taiana/Vivian e Ângela/Lili. A decisão da etapa será na sexta-feira (20).