Nova creche atende 340 crianças, grande parte do Jardim São Rafael, cujas 498 casas foram entregues pelo prefeito em 2011
17/04/2012 - 03h14
O prefeito Marcelo Barbieri inaugurou o novo Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Apparecida Azevedo Bozutti – Dona Cecy”, no Jardim Indaiá. Com investimento de R$ 1.484.139,00 e uma área de 1.300 m², a creche recebeu salas para pré-escola, laboratório de Informática, diretoria, secretaria, sala de leitura e almoxarifado, além de sanitários, cozinha, depósito, lavanderia, rouparia e vestiários.
A unidade, feita em parceria com o Governo Federal, que já está recebendo 340 crianças de zero a cinco anos, absorveu a demanda por vagas em creches gerada a partir da inauguração doresidencial São Rafael II, com a entrega de casas populares pelo prefeito Marcelo Barbieri em parceria com o Programa Federal “Minha Casa, Minha Vida”, que beneficiou 498 famílias em 2011.
“Entregar obras na área da Educação é sempre muito gratificante, mas quando inauguramos um espaço novo, amplo e completo como este é uma emoção ainda maior, principalmente porque sabemos o quanto essa região precisava de uma creche”, contou Marcelo.
“Araraquara é uma das cidades com mais creches per capita do Estado e isso é uma grande conquista, pois o CER é um espaço de desenvolvimento, onde as crianças participam de toda uma rotina que inclui cinco refeições diárias, hora para aprender, para brincar e para dormir, ou seja, é a construção de uma base muito importante para o futuro. Além disso, essa creche vai melhorar também a qualidade de vida das mães, que em sua grande maioria são arrimos de família”, declarou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi), agradeceu em nome da população pela melhoria. “Só se mantém qualidade de vida em uma cidade se houver qualidade na educação pública, e isso nós temos em Araraquara. Vejo com meus próprios olhos a estrutura das escolas e a capacidade dos profissionais e posso garantir que em nada perde para o ensino particular. Por isso, me orgulho de apoiar os projetos do prefeito Marcelo, as obras que ele entrega têm qualidade. Se a Câmara fala em nome da população, é um muito obrigado ao prefeito”, disse o vereador.
O secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), destacou que “nunca se investiu tanto em Educação Pública na história de Araraquara como o prefeito Marcelo Barbieri tem feito desde 2009”.
“O prefeito cumpriu com todos os compromissos assumidos com a população na área da Educação: gerou vagas em creches com as obras de ampliação e construção de novas escolas, equipou e modernizou as unidades com computadores e lousas digitais, inovou com a implantação do Sistema SESI de Ensino na rede, valorizou os profissionais da área, enfim, transformou as nossas escolas nas melhores da cidade e levou o nome de Araraquara para brilhar como referência em todo o País”, falou o secretário.
A diretora do CER “Maria Apparecida Azevedo Bozutti – Dona Cecy”, Vanessa Cristina Caiano de Santana, destacou a importância da unidade na formação do aluno. “É muito gratificante, porque apesar dos conceitos da Educação Infantil parecerem pequenos, eles são grandiosos e formam a base da cidadania”, afirmou a diretora. “Se temos médicos, advogados, ou engenheiros, é graças à Educação".
Dona Cecy
Presentes na cerimônia, os familiares da professora Maria Apparecida Azevedo Bozutti, carinhosamente conhecida por Dona Cecy, agradeceram emocionados pela homenagem.
O neto de Dona Cecy, Rafael Bozutti, destacou a vocação da avó na profissão que exerceu. “Por motivos diversos, em diferentes tempos, as pessoas nem sempre trabalham exatamente com o que gostariam. Das pessoas que conheci na vida, sem nenhum medo de errar, afirmo que minha avó nasceu para lidar com crianças. Ser professora e alfabetizar crianças era intrínseco a ela”, afirmou Rafael. “O magistério de Dona Cecy, unido a essa bonita homenagem, sem dúvida afetam a eternidade”, completou.
Nascida em Ribeirão Preto em 26 de abril de 1920, Dona Cecy veio com sua família para Araraquara ainda menina, onde se formou professora primária no Colégio Progresso. Casou-se com Eugênio Bozutti com quem teve um casal de gêmeos, Manoel Luiz e Maria Eugênia.Lecionou em várias escolas, entre elas o CER “Leonor Mendes de Barros” e a Escola Estadual de Ensino Fundamental “Antônio Joaquim de Carvalho”, onde passou grande parte de sua vida profissional e se aposentou.
“Dona Cecy foi a minha primeira professora e marcou a minha história, assim como esses professores vão marcar a vida de cada aluno que hoje passa pela escola que leva o seu nome. Essa homenagem é pelo seu exemplo de paciência, ícone da educação infantil de Araraquara”, destacou o prefeito Marcelo.
Vovó Joanna
A rua Joanna Moreira Alves Negrão, que ficava entre o CER “Maria Apparecida Azevedo Bozutti – Dona Cecy” e a EMEF “Gilda Rocha de Melo e Souza”, foi transformada em um parque infantil com areia e playground que será usado pelos alunos de ambas as escolas. O novo local ficou denominado parquinho “Vovó Joanna”.
Também presente na inauguração do CER, a família da homenageada, representada pela neta Sérgia, agradeceu pelo empreendimento. “Vovó Joanna sempre foi reconhecida como uma mulher muito inteligente, honesta e trabalhadora. Sabia escrever apenas o seu nome e de seus filhos e mesmo assim foi uma vencedora, conseguindo refletir seu caráter na educação de seus filhos e de sua família até hoje”, disse Sérgia.
“Agradecemos por esta linda homenagem que teve início com o ex-vereador Julio Cesar Ferreira, neto dela e autor do projeto que deu nome à rua, e que hoje é transformada neste belíssimo espaço pela iniciativa progressista e visão social do prefeito Marcelo Barbieri", finalizou a neta da homenageada.