Fecumsol com brilho realiza a 3ª Festa de Ogum

24/04/2012 - 03h04

A Fecumsol - Federação Espírita de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo – Morada do Sol realizou no domingo, 22, no Ginásio Municipal de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” – Gigantinho, a 3ª Festa de Ogum – homenagem ao Orixá Ogum, São Jorge, e ao Mestre Zé Pelintra.
O presidente da Fecumsol, Pai Francisco D`Ogum, recepcionou na oportunidade o vereador presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Aluisio Augusto Braz (Boi-PMDB), a vereadora Márcia Lia, a representante do prefeito Marcelo Barbieri, coordenadora executiva especial da Promoção da Igualdade Racial, Alessandra de Cassia Laurindo, Pai Elcio D´Oxalá (Varginha – MG), Pai Reginaldo D´Ogum (São Paulo), Pai Guimarães D´Ogum (Guerreiros do Axé – São Paulo), Casas de Terreiro com seus Médiuns e Filhos de Fé, além de simpatizantes de religiões de matriz africana.
“O objetivo principal foi alcançado”, afirmou Pai Francisco D`Ogum, “formada a corrente espiritual, foi permitida a entrada de todos os Médiuns, devidamente vestidos de branco ou com uniformes específicos. A Gira foi aberta com Pais e Mães de Santo, e dentro dos trabalhos passaram as linhas de Ogum e do Mestre Zé Pelintra, Baianos e Baianas”.
Na homenagem ao Orixá Ogum, Senhor da Guerra, vencedor de demandas, patrono dos agricultores, o vereador “Boi” ao cumprimentar Paes e Mães de Santo, filhos de fé afirmou estar satisfeito pelo fato do evento ter se fortalecido, mostra que a religião de matriz africana faz parte da cultura religiosa do Brasil.
O vereador presidente lembrou o processo de escravidão no País, e o fato de que as pessoas somente serão livres se houver o respeito, inclusive o respeito religioso. “O País será totalmente livre e ainda mais forte quando a sociedade se respeitar entre si, as pessoas se respeitarem entre si”.
O presidente “Boi” destacou que procurou colaborar com Pai Francisco “porque o vereador representa o povo, e sendo a festa do povo deveria ocupar como ocupou o espaço da Prefeitura, portanto do povo, assim como o som, estrutura e funcionários da Câmara, tudo do poder que emana do povo. Represento o povo, povo que conta com o respeito do Poder Legislativo”.