Convenção do partido para homologação da candidatura será no dia 30 de junho
05/06/2012 - 03h19
A elaboração do programa de governo do Partido dos Trabalhadores para ser apresentado à população de Araraquara no processo eleitoral de 2012 foi pauta da reunião realizada na tarde de sábado, dia 02, na Câmara Municipal, com a presença do deputado estadual e presidente do PT paulista, Edinho Silva e da pré-candidata do partido à Prefeitura, Márcia Lia. O Encontro reuniu os pré-candidatos ao cargo de vereador e vereadora do PT e dos partidos aliados PTB, PSB, PTN e PTC. A Convenção, que homologará as candidaturas e a coligação, será no dia 30 de junho.
Durante a atividade, foi apresentado o site que vai colaborar na formulação do programa de governo da futura coligação. A página (www.nossaararaquara.com.br) estará disponível a partir da próxima semana e funcionará como um banco de ideias e sugestões sobre os principais temas que perpassam pela administração pública.
O presidente do PT de Araraquara, André Agatte abriu o evento ressaltando a mobilização dos pré-candidatos. “O quórum mostra que estamos de fato preparados para este processo, que se inicia e que vai definir o futuro da nossa cidade, das políticas públicas”. Participaram da atividade ainda o Presidente do PTB, José Roberto Buongermino e o Presidente do PTN, Sergio Rosseti, além dos vereadores Edio Lopes e Carlos Nascimento.
A serviço da população
Em sua intervenção, o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, falou sobre a importância do vereador para consolidação do projeto político. “A Câmara foi minha grande escola na vida pública. O vereador tem que aprender a legislar, a fiscalizar executivo. Ele cria um vínculo com a população que nenhuma outra atividade política proporciona. Ser vereador é cumprir uma função social. É estar a serviço do povo”, disse.
Edinho afirmou que o programa de governo do PT vai “recuperar muito do que foi feito no meu governo, entre 2001 e 2008, mas, principalmente, vai apontar para o futuro da cidade”. E reitera: “Nós representamos uma forma de governar na qual queremos cuidar das pessoas que mais precisam, olhar para os bairros e tratá-los com dignidade. Nosso projeto olha para aqueles que fazem girar a roda do desenvolvimento econômico desta cidade: os trabalhadores e trabalhadoras. Não vendemos ilusão”.
Segundo ele, a população de Araraquara sabe que o PT e partidos aliados representam projeto diferente daquele em curso hoje em Araraquara. “Nós asfaltamos bairros, construímos escolas, postos de saúde, implantamos programas sociais, fizemos mais de quatro mil casas populares, levamos dignidade às pessoas, conseguimos tirar Araraquara da estagnação econômica. Nós cumprimos o nosso dever e não foi em placas de publicidade, foi no coração do povo”.
Resgate de um projeto
Em sua fala, a vereadora e pré-candidata à Prefeitura, Márcia Lia, ressaltou sua trajetória pessoal e política. Falou sobre a implantação do Orçamento Participativo em Araraquara. “Nós sabíamos que aquilo seria um marco divisório para Araraquara”. Segundo ela, naquele processo, as pessoas se sentiam sujeitas da sua história. “Montamos uma equipe e começamos uma verdadeira maratona de diálogo com a população. Fizemos plenárias, aprovamos investimentos e o governo começou a dar respostas. O nosso OP tinha um processo de educação para a cidadania”, ressaltou. Márcia Lia também ressaltou a importância do trabalho na Câmara Municipal: “O vereador tem de fiscalizar, legislar e representar, de fato, a população que o elegeu”, afirmou, ao lembrar que seu trabalho na Câmara complementou sua experiência na administração pública.
Sobre o site do programa de governo, a vereadora e pré-candidata ressaltou a importância de mais este canal de comunicação com Araraquara. “Estamos nos bairros para ouvir a população, mas o site ficará todo o tempo à disposição das pessoas, para que elas contribuam com ideias. Tenho certeza que ampliando nosso canal de comunicação, muitas outras pessoas vão se manifestar e contribuir com o Programa de Governo do PT e dos partidos aliados.”