Dia D contra a pólio atinge mais de 80% da meta

Campanha segue até 6 de julho e pretende vacinar 12 mil crianças menores de cinco anos

19/06/2012 - 03h07

Araraquara alcançou 80,74% da meta de vacinação contra a poliomielite no primeiro dia da campanha nacional deste ano. A previsão é de que 12 mil crianças sejam imunizadas até o dia 6 de julho.
No Dia D, além das unidades de saúde, postos volantes montados em locais de grande circulação – entre eles, shopping, supermercados e igrejas –, disponibilizaram a vacina contra paralisia infantil.
Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a poliomielite. Em Araraquara, a campanha mobiliza 27 unidades de saúde, que funcionam das 8h às 16h30 de segunda a sexta-feira. 

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca.
O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.
Não existe tratamento para a pólio e somente a prevenção por meio da vacina garante a imunidade à doença. O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba.