Prefeito se reúne com alto comando do Exército

17/03/2011 - 02h33

O prefeito Marcelo Barbieri participou, nessa quarta-feira (16), em São Paulo, da solenidade de passagem do cargo de Comandante Militar do Sudeste. O general de divisão Adhemar da Costa Machado Filho substitui o general de exército João Carlos Vilela Morgero. No evento, o prefeito conversou com o comandante maior do Exército, general Enzo Martins Peri, sobre a instalação de uma Base Militar em Araraquara. 
Ao general Enzo, autoridade máxima do Exército, o prefeito falou da importância estratégica de Araraquara e o que representa para a cidade a instalação da uma Base do Exército. Marcelo destacou que a unidade militar vai beneficiar toda a região e os municípios que integram a APRA (Associação de Prefeitos da Região de Araraquara).
Reivindicada pelo prefeito desde 2009, a Base do Exército vai garantir mais segurança para toda a região. Entre os motivos da solicitação, Marcelo destacou a presença da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, e a instalação da Araraquara II Transmissora de Energia, que vai distribuir energia elétrica vinda do Rio Madeira, em Rondônia, para diversos municípios da região Sudeste, principalmente dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
“Até pela sua posição geográfica e pelas empresas estratégicas que possui, Araraquara já pode ser considerada uma região de segurança nacional, o que justifica a instalação da Base Militar do Exército Brasileiro\", destacou Marcelo.
O prefeito declarou  que os generais se mostraram muito interessados no projeto e lembrou que no final do ano passado o general Vilela, em visita a Araraquara, fez um sobrevôo nas possíveis áreas para a futura Base Operacional do Exército. O general Vilela ocupou o cargo de Comandante Militar do Sudeste no período de 15 de abril de 2010 a 16 de março de 2011. Ele assume agora a Chefia de Preparo e Emprego do Ministério da Defesa em Brasília.