Caps-ad é inaugurado no centro de Araraquara

Prefeitura inaugura novo serviço especializado de saúde para atender dependentes de álcool e drogas

Fotógrafo: João Pires/LBF
17/05/2011 - 03h19

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria da Saúde, inaugurou na manhã dessa segunda-feira (16), em Araraquara, o Centro de Atenção Psicossocial especializado no atendimento aos dependentes de álcool e drogas (Caps-ad), denominado 'Doutor Calil Buainain'.
Instalada na região central da cidade, na Avenida Sete de Setembro, 432, a nova unidade de saúde conta com uma equipe de 16 profissionais, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes administrativos. Segundo a gerente de saúde mental Carina Angelini, o Caps-ad consegue atender até 80 pessoas por dia. 
Durante o ato solene, o prefeito Marcelo Barbieri afirmou que o primeiro Caps–ad é uma referência regional no atendimento aos dependentes de álcool e drogas. “A partir de agora vamos ampliar o combate a esses malefícios que desestruturam as famílias, além de gerar violência doméstica”.
Marcelo elogiou o desempenho da secretária municipal de Saúde, dra. Regina Barbieri Ferreira, à frente a Pasta responsável por 100% da saúde pública do município. “Estamos assumindo todas as demandas da saúde que antes eram do Estado”.
 “O novo Caps-ad oferece um serviço de qualidade e à altura do prestado pelo patrono, doutor Calil Buanain, que honrou a classe médica sempre cuidando dos pacientes com um humanismo exemplar”, concluiu o prefeito.
A parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social foi citada pela secretária doutora Regina como fundamental para o sucesso do novo Caps. “Contamos com o encaminhamento dos pacientes pelos CRAS e postos de saúde da rede pública. Vamos ampliar os serviços com um tratamento acolhedor neste local tecnicamente ideal para o suporte de diagnóstico e tratamento”, resumiu.

Referência
Para o juiz da Vara da Infância e Juventude, Silvio Moura Salles, os problemas dos dependentes químicos refletem em toda a sociedade e o Caps-ad passa a ser um órgão de referência para os encaminhamentos pelo judiciário das questões que envolvem as questões de álcool e drogas.
O secretário da Pasta Social, José Carlos Porsani, enalteceu a iniciativa do gerente municipal de Proteção Social Especial, Murilo Machado, de elaborar o projeto do Caps, e a sensibilidade da doutora Regina em apoiar e implantar o programa. Também enalteceu o dinamismo do prefeito Marcelo em executar o plano de atendimento aos dependentes, além de criar o Gabinete de Gestão Integrada nas Ações de Proteção e Defesa da Criança e do Adolescente.
O vereador Lucas Grecco disse que o Caps é uma grande esperança na recuperação dos dependentes e por isso tem o apoio da Câmara Municipal. “Uma equipe competente que atua num espaço físico ideal para um grande trabalho de recuperação e reinserção social”, enfatizou.
Em nome da família do homenageado, o filho Calil Buainain Júnior agradeceu ao prefeito e à Câmara Municipal pelo reconhecimento do trabalho do pai e comentou que a luta contra o vício exige um trabalho de persistência diária. “É um esforço de equipe que vale a pena”, afirmou.
Após o descerramento da placa, junto a familiares do doutor Calil Buainain, o prefeito Marcelo visitou todas as instalações do Caps, que estará aberto à população das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. Mais informações sobre o Caps-ad poderá ser fornecido pelo telefone (16)3322-3329.