21/06/2013 - 03h17
Nos próximos dias 24, 25 e 26 de junho serão votados os membros que formarão o Conselho Municipal de Cultura de Araraquara (CMCA), para o exercício no período de 2013 a 2015. A eleição será realizada no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo.
Para os três dias de votação ficaram estabelecidos os seguintes horários: entre 17 e 19h será realizada a inscrição dos candidatos e dos eleitores; das 19h15 às 20h realiza-se a votação e às 20h15 inicia-se a apuração.
Os dias da votação foram divididos de acordo com as diversas linguagens artísticas. No dia 24 participam os representantes das instituições, associações e serviços culturais, ONG sem fins lucrativos ligada à produção e difusão cultural no município, escolas de carnaval, patrimônio folclórico popular, e associações de preservação das tradições culturais.
Já os representantes das áreas de dança, capoeira, circo, teatro e literatura serão votados no dia 25; enquanto os representantes das áreas de artes visuais, cine, foto, vídeo, música, artesanato e cultura popular urbana no dia 26.
Quem participa - Para se candidatar os artistas devem atuar no mínimo há três anos na área escolhida e, para votar, devem atuar há pelo menos um ano. Os critérios para votar e ser votado são estabelecidos na lei nº 7953, de 06 de junho de 2013 – os interessados podem retirar uma cópia na Secretaria Municipal da Cultura (Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva).
Também podem participar representantes das instituições, associações e serviços culturais, ONG sem fins lucrativos ligada à produção e difusão cultural no município, escolas de carnaval, patrimônio folclórico popular, e associações de preservação das tradições culturais.
O que é - O Conselho Municipal da Cultura é um instrumento para uma gestão cultural democrática, transparente e colaborativa na deliberação, contribuição e fiscalização da política cultural do governo municipal. Sua finalidade é formular políticas públicas, promover a participação autônoma organizada de todos os segmentos da sociedade integrantes da ação cultural do município e implementar ações destinadas ao fortalecimento das atividades culturais de Araraquara.
A formação é composta por representantes da sociedade civil, de diversas áreas artísticas e de representantes do poder público e de instituições, totalizando 30 membros titulares mais seus suplentes.
Podem se candidatar ao cargo como representante das diversas áreas culturais, e também votar, as pessoas que estejam inseridas no contexto cultural das linguagens artísticas: dança, capoeira, circo, teatro, literatura, artes visuais, cine, foto, vídeo, música, artesanato, cultura popular urbana.