12/07/2013 - 02h05
Araraquara
Araraquara realiza a III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial neste sábado (13), das 8 às 18 horas, no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri. O evento é gratuito e aberto a toda população, tendo o objetivo de avaliar os avanços, os desafios e as perspectivas das Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Nesta conferência o tema é “Democracia e Desenvolvimento por um interior paulista sem racismo”.
A coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Araraquara, Alessandra de Cássia Laurindo, explica que o objetivo é avaliar os avanços, os desafios e as perspectivas das Políticas de Igualdade Racial (PIR). Também estão pautadas discussões sobre as diretrizes para implementação de PIR no âmbito regional, estadual e nacional e sobre os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).
A etapa regional antecede a Conferência Estadual, a ser realizada de 23 a 25 de agosto em São Paulo, e a Conferência Nacional, que será de 05 a 07 de novembro em Brasília. A Conferência Regional abrange as 26 cidades: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lucia, Tabatinga, Taquaritinga, Trabiju, Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro e São Carlos.
Alessandra salienta que “a Conferência é de extrema importância para que possamos juntos debater ‘Democracia e Desenvolvimento por um interior paulista sem racismo’ e assim avançarmos na luta por igualdade”.
As palestras serão ministradas por: Professor Doutor Dagoberto José Fonseca (docente da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, Departamento de Antropologia, Política e Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia – Campus de Araraquara; chefe do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia), Edson França (historiador, coordenador geral da UNEGRO, Membro do Conselho Nacional de Igualdade Racial), e professora Elisa Lucas Rodrigues (coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo).
Os subtemas debatidos incluem os seguintes tópicos: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo, Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios, Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial – SINAPIR (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias), Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão, Mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.
O temário terá como subsídios o Plano Plurianual 2012-2015 e o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial e deverá ser desenvolvido de modo a articular e integrar os vários aspectos da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
O Centro Internacional de Convenção está localizado na Avenida Ivo Magnani, nº 430, na Fonte Luminosa, ao lado do Gigantão.