Fotógrafo: Sergio Pierri
03/08/2013 - 04h30
O prefeito Marcelo Barbieri participou, nessa sexta-feira (2), em Araraquara, da solenidade de entrega da sede própria da Unidade Regional do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE).
A UR-13, ou Unidade Regional do TCE, também abrigará a subsede da Escola de Contas Públicas de Araraquara, ou ECP, a primeira no interior do Estado paulista, que ministrará cursos para gestores públicos, inclusive do próprio Tribunal.
Com a presença do presidente da instituição, conselheiro Antonio Roque Citadini, outros conselheiros e diversas autoridades, o prefeito Marcelo destacou a importância do órgão para a região.
“A inauguração da sede do TCE é um marco para Araraquara, para o Estado de São Paulo e o Brasil”, disse Marcelo, ao destacar também a instalação da Escola de Contas Públicas. “O TCE atua como um grande orientador em relação aos gastos públicos, o que beneficia a população”, acrescentou.
Marcelo também enalteceu o trabalho do presidente do TCE, Antonio Roque Citadini, contemplado nessa sexta-feira pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Araraquarense, por sugestão do vereador João Farias. “Roque Citadini é o grande formulador das teorias técnicas que visam melhorar a gestão pública”, enfatizou o prefeito.
O presidente do TCE elogiou as ações do prefeito Marcelo em Araraquara, agradeceu o apoio pela construção da sede própria na cidade e pelo título de Cidadão Araraquarense, e explicou que a instalação no município, inclusive a ECP, irá proporcionar mais economia de recursos públicos.
Antonio Roque Citadini elogiou também o corpo técnico do órgão como “os grandes responsáveis pelas ações no Estado” e destacou que a posição geográfica favoreceu a escolha de Araraquara para receber a Regional.
O conselheiro do TCE Dimas Ramalho destacou a ação do Tribunal no Estado de São Paulo e as inovações implementadas pelo presidente Roque Citadini, que atua há 25 anos na instituição. Dimas elogiou a austeridade praticada pelo prefeito Marcelo esta semana, com o anúncio do corte de gastos públicos no Executivo, e a "essencial união das forças políticas de Araraquara”.
Reconhecimento
Segundo o presidente da Câmara Municipal, João Farias, a inauguração da sede própria do TCE na cidade, junto com a Escola de Contas Públicas, significa “o reconhecimento político e o respeito do Estado por Araraquara”. O vereador enfatizou o papel do TCE como fiscalizador da gestão pública, principalmente neste momento vivido pelo País.
O deputado estadual Roberto Massafera também destacou a importância do TCE em Araraquara, instalado desde 2007 na cidade, agora em sede própria. “A entrega desta sede significa a consolidação da democracia, que só funciona graças à boa relação entre os poderes públicos”, resumiu o parlamentar.
Para o deputado Edinho Silva, a sede do TCE em Araraquara tem vários significados e um dos principais é a “maior aproximação do órgão com os outros poderes e o fortalecimento da descentralização administrativa”.
Também participaram da solenidade o conselheiro Severiano de Aguiar, do TCE do Estado do Tocantins, e os conselheiros do TCE-SP Sidney Beraldo, Sérgio Siqueira Rossi e Cristiana de Castro Moraes, além do diretor do TCE Araraquara Marcelo Záccaro e da diretora da ECP local, Silvana de Rose.
Além de cerca de 30 prefeitos, os vereadores Elias Chediek, Edna Martins, William Affonso, Jair Martineli, Rodrigo Buchechinha, Roberval Fraiz, Jeferson Yashuda, Ronaldo Napeloso, Dr. Hélder e Donizete Simioni, secretários municipais e outras autoridades.
Nova sede
Construída no bairro Jardim Santa Mônica, com investimento de R$ 5.513.733,52, incluindo mobiliário e toda a infraestrutura de áudio e vídeo, a sede própria do TCE possui três andares e um auditório com capacidade para 300 lugares, em área de 3.162 metros quadrados, doada pela Prefeitura.
A unidade regional, que atende a 37 municípios, abriga também a subsede da Escola de Contas Públicas (ECP), órgão ligado à Corte de Contas, que desenvolve ações educacionais e atua nas áreas de capacitação e treinamento dos servidores e jurisdicionados.