Ficha Limpa: vereadores destacam importância da iniciativa

Maioria dos parlamentares deu a entender que gostaria que Prefeitura amplie abrangência da lei

27/06/2012 - 02h29

Para Dr. Lapena, “é um projeto de magnitude e muito importante para a cidade”. O parlamentar pediu apoio da Prefeitura e solicitou que o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) envie um projeto ampliando as restrições aos cargos e funções que a propositura dele não pode contemplar.
Gostaria de pedir que os vereadores sugerissem ao prefeito que amplie a abrangência para os outros cargos. “Agradeço aos colegas pelo apoio e pela aprovação por unanimidade”, declarou.
Aluísio Braz, Boi (PMDB), presidente da Câmara, lembrou que a Câmara “já dá o exemplo ao impedir a contratação de parentes ou de pessoas que tenham antecedentes criminais; Araraquara não pode ter políticos com ficha suja”.

‘Meia ficha limpa’

O vereador João Farias (PRB), líder do governo na Câmara, anunciou seu voto favorável à proposta, mas lamentou que a lei não possa ser mais abrangente. “Sou a favor de estender a todos os cargos comissionados. Por mim, o projeto original é que teria que ser aprovado. Este é um ‘meia’ ficha limpa, mas tem todo o meu apoio”, discursou.
Para o vereador Tenente Santana (PSDB), a iniciativa demonstra que há políticos interessados no bem público. Ele afirmou que o importante é que as pessoas, em qualquer cargo ou função, política ou não, “ele deve ser sério, honesto e sincero; me sinto envergonhado quando vejo casos de corrupção na política”.
Tenente Santana também defendeu a ampliação das restrições e afirmou esperar que o Executivo tome a iniciativa e inclua coordenadores e ocupantes de cargos de livre nomeação. “Não há nada mais nojento que a corrupção. Este projeto é um primeiro passo para melhorarmos os costumes políticos”.
“Fico com vergonha quando vejo os ‘Cachoeiras’ da vida”, disse José Carlos Porsani (PP), que está no quinto mandato “e sempre tive a minha ficha limpa, porque venho de uma família pobre onde sempre tive exemplos de honestidade”. Ele cumprimentou Dr. Lapena pela iniciativa do projeto.
Elias Chediek manifestou apoio ao projeto e cumprimentou o colega pela iniciativa. A mesma linha foi seguida por Carlos Nascimento (PT), que saudou Dr. Lapena pelo projeto.