Espaço oferece serviços de atendimento e tratamento em âmbito regional para mulheres usuárias do SUS
07/08/2013 - 03h02
O prefeito Marcelo Barbieri entregou, na manhã dessa terça-feira (6), as novas instalações do Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado na Avenida Osório, no Centro de Araraquara, que antes funcionava no mesmo prédio da Maternidade Gota de Leite, na Rua Carlos Gomes.
Acompanhado por vereadores e outras autoridades do governo, especialmente da Saúde, o prefeito ressaltou a importância do novo espaço do Ambulatório, que visa melhorar ainda mais os serviços prestados em âmbito regional a mulheres, oferecendo mais conforto e humanização no atendimento.
“Este novo espaço é uma conquista das mulheres de Araraquara e região”, disse Marcelo, ao destacar a luta de algumas lideranças na cidade pela causa, como a vereadora Edna Martins.
“Somente em 2012, a Prefeitura atendeu mais de 8,4 mil mulheres e o número pode ser ainda maior neste ano”, acrescentou Marcelo, que agradeceu o trabalho desenvolvido no Ambulatório pela equipe multidisciplinar de Saúde.
O secretário de Saúde, Delorges Mano, elogiou o novo espaço físico e os serviços prestados. “Esta é mais uma das várias ações do governo do prefeito Marcelo pela saúde da mulher”, afirmou Delorges, ao destacar a unidade especializada como referência para municípios vizinhos.
Excelência
Também a vereadora Edna Martins ressaltou o novo local. “A Câmara Municipal apóia mais este trabalho do governo do prefeito Marcelo. O Ambulatório de Saúde da Mulher está adequado para o atendimento como um serviço de excelência”, enfatizou a parlamentar.
“Recebo um atendimento excelente em todos os aspectos, prestado por toda a equipe”, afirmou a servidora estadual Yazi Aparecida Fernandes, que faz tratamento de câncer de mama no Ambulatório. A afirmação de Yazi foi compartilhada pela artesã Vera Lucia Alves Falcão, que faz o mesmo tratamento no local.
Segundo a enfermeira-gestora do Ambulatório de Saúde da Mulher, Graziela Mariani Falleiros, um espaço único para o tratamento de câncer de mama e útero, e de gestação de risco, por exemplo, “cria um ambiente mais íntimo e só favorece o paciente”.
Multidisciplina
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura realiza no Ambulatório tratamentos ginecológicos clínicos e cirúrgicos especializados nas áreas de mastologia, colposcopia e oncologia pélvica e entre os exames realizados estão mamografia, ultrassonografia, punção e biópsia aspirativa de mama guiada.
O Ambulatório da Mulher conta com uma equipe multidisciplinar, composta por ginecologistas, mastologistas, colposcopistas, radiologistas, enfermeiras, fisioterapeuta, psicóloga e assistente social e todos os serviços são prestados via SUS - Sistema Único de Saúde. As pacientes atendidas são encaminhadas pela rede básica municipal e por municípios da região.
Neste mesmo prédio também está instalado o Ambulatório de Gestação de Alto Risco, que presta atendimento às gestantes que sofrem com doenças como hipertensão, diabetes gestacional e toxoplasmose, entre outras.
Mais serviços
Além da Maternidade Gota de Leite, o Programa Saúde da Mulher oferece também em Araraquara assistência pré-natal para gravidez de alto risco, parto e pós-parto, urgências obstétricas e menopausa.
Oferece ainda serviços para prevenção e tratamento de problemas decorrentes de violência sexual, orienta sobre planejamento familiar e adquire e distribui medicamentos.
Participaram da solenidade a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri; o vice-prefeito Coca Ferraz; os vereadores Elias Chediek, Aluísio Braz (Boi), Farmacêutico Jeferson Yashuda, Adilson Vital e Gabriela Palombo; e os secretários Nino Mengatti (Educação) e Fernando César Câmara, o Galo (Articulação Institucional e Participação Popular), além de coordenadores e servidores da Saúde, entre outros representantes do governo.