13/11/2013 - 06h13
A população do Jardim América agora conta com um espaço que oferece acesso gratuito à internet e equipamentos de informática. O Telecentro foi entregue pelo prefeito Marcelo Barbieri na noite da última segunda (11).
Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Aluisio Braz, (Boi); Edna Martins e Roberval Fraiz; além de Orlando Mengatti Filho, o “Nino”, secretário de Governo; João Braghini, subprefeito da Vila Xavier; Valter Léo Rozatto, secretário de Obras Públicas; Arary Ferreira, secretária da Educação; Silvia Brunetti, coordenadora de Articulação Institucional; Ataíde Trevisan, gestor dos Telecentros; e a pastora Vivian Gomes do Nascimento, da Igreja Presbiteriana Independente do Jd. América.
O prefeito destacou que Araraquara é uma das cidades do País com mais unidades de Telecentro, que visam à inclusão digital. O Telecentro Comunitário é um programa do Ministério das Comunicações do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, que cede o espaço, os funcionários e é responsável pela manutenção. O Ministério das Comunicações fornece os equipamentos.
“Este programa visa promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas, possibilitando o uso gratuito dos equipamentos por parte da população”, apontou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Boi, que mora no Jd. América, contou que sente muito orgulho em ver o desenvolvimento que a região tem alcançado. “Apesar de ser uma região que tem algumas dificuldades, sabemos que as políticas públicas podem transformar a vida das pessoas aqui, e este Telecentro é uma opção a mais para as crianças do bairro”, destacou.
Silvia Brunetti lembrou que os Telecentros têm uma proposta maior, além do acesso digital. “A nova proposta é a da inclusão e qualificação das pessoas por processos de capacitação e educação continuada”, disse. “Hoje temos unidades de Telecentro em diversos bairros da cidade e a tecnologia é usada para o desenvolvimento integrado, que traz questões que visam à erradicação da pobreza, ao combate de doenças e à preservação do meio ambiente”.
O Telecentro do Jardim América é constituído de dez terminais de computador com acesso à internet, um servidor de rede, impressora a laser, projetor multimídia data-show, câmera para monitoramento remoto, mesas, armários e cadeiras. O Telecentro também adota o software livre, com acesso gratuito.
“Este é um programa de extrema importância para a comunidade nesta região, onde o progresso é destaque. É o desenvolvimento chegando de maneira efetiva em bairros que vêm crescendo muito nos últimos anos”, pontuou o prefeito. “Nosso governo vai com força e garra defender os interesses da população, principalmente a que mais precisa”, disse.
A pastora Vivian, da Igreja Presbiteriana, destacou o trabalho de humanização que vem sendo feito por sua igreja no bairro e disse que a inclusão digital é um anseio dos moradores da região.
Serviço
O Telecentro Comunitário do Jardim América está localizado à Av. Pindorama, 572 (fundos), no Jd. América.