Com a entrega de diversas unidades nos últimos anos, prefeito Marcelo destaca fortalecimento da rede básica em Araraquara
21/08/2013 - 05h20
A Vila Santana, na manhã dessa terça-feira (20), passou a contar oficialmente com uma equipe do programa Saúde da Família. O prefeito Marcelo Barbieri visitou a unidade que irá abrigar a equipe onde os usuários poderão ser atendidos.
A equipe III do Programa de Saúde da Família na Vila Santana, antes lotada na unidade do Laranjeiras, agora passa a atender na Avenida Barroso, número 2061.
Segundo o prefeito Marcelo, a sede no próprio bairro era uma antiga reivindicação dos moradores aprovada no Orçamento e Participação Para Todos, que agora terão um melhor atendimento, inclusive agendado e também domiciliar. “A Saúde se torna mais eficaz a partir do fortalecimento da rede básica, cuja essência é a prevenção”, reforçou Marcelo.
O prefeito destacou também as várias unidades de saúde já entregues durante o seu governo, nos bairros Vila Biagioni, Cruzeiro do Sul e distrito de Bueno de Andrada, além das que passaram por reforma e ampliação, no Santa Lúcia, Cecap, Melhado, e Jardins Brasil, América e Santa Angelina, e de outras em fase de obras ou que ainda serão construídas, como exemplos do fortalecimento da rede básica no município.
O secretário municipal de Saúde, Delorges Mano, destacou a importância deste fortalecimento para a população. “Tudo isso é fruto do grande trabalho do prefeito Marcelo, que não tem medido esforços para oferecer um atendimento cada vez maior e melhor”, enfatizou Delorges.
Também o vereador Farmacêutico Jeferson Yashuda ressaltou os benefícios que o novo serviço de saúde ito irá proporcionar aos moradores do Santana. “Pela primeira vez em sua história o bairro ganha uma unidade de saúde”, resumiu o parlamentar.
Abrangência
A equipe do Santana é composta por um médico, uma enfermeira, três técnicos de enfermagem, um agente administrativo e um agente operacional, que atendem cerca de 1,2 mil famílias cadastradas, ou quatro mil pessoas.
São realizadas consultas médicas a partir de agendamento, feitas aplicações de vacinas, injeções, inalações e medições de pressão arterial e outros procedimentos como curativos, glicose e exame do pezinho, além do atendimento domiciliar.
De acordo com a enfermeira responsável pela unidade, Márcia Veroneze Poletto, a área de abrangência no Santana vai da Rua dos Libaneses (rua 14) até o Ribeirão das Cruzes e da Avenida José Clozel até a Avenida Padre Francisco Colturato (avenida 36). Atualmente, Araraquara conta com 25 equipes de Saúde da Família e 41% de cobertura.
Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, vereador João Farias; os vereadores Elias Chediek e Roberval Fraiz; o vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz; a presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, e os secretários municipais Valter Rozatto, Ricardo Santos e Eli Schiavi, entre outros representantes do governo, além do Padre Antonio, da Igreja do Santana.