Amadeu Rosa e Chrystian Dozza são destaques no Movimento Violão

27/08/2013 - 04h02

Chrystian Dozza

O Movimento Violão em homenagem aos 196 anos de Araraquara apresenta, na próxima quinta-feira (29), os violonistas Amadeu Rosa e Chrystian Dozza. O show musical será realizado no Teatro Municipal, às 20 horas, com entrada gratuita e retirada dos convites uma hora antes da apresentação, na bilheteria do teatro.

O Movimento Violão é hoje um dos mais importantes programas neste segmento do cenário musical brasileiro. Único em seu formato, o Movimento Violão abrange Araraquara, Ribeirão Preto e São Paulo em apresentações mensais gratuitas com convidados que representam o que há de melhor em violão no mundo.

O Movimento Violão é um projeto aprovado pelo PROAC - da Secretaria de Estado da Cultura e tem o patrocínio da Lupo e Tecnoroad, com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Chrystian Dozza - Com excelente técnica, bela sonoridade, musicalidade nata e excepcional controle das linguagens musicais a que se propõe executar, Chrystian Dozza é, hoje, um dos talentos mais promissores do violão brasileiro de sua geração. O músico toca violão, guitarra e viola-caipira.

Natural de Machado (MG), Chrystian Dozza teve seu primeiro contato com o violão aos 14 anos, através de seu pai Pedro Ernesto da Cunha. Iniciou seus estudos com o guitarrista Frederah e posteriormente com o Prof. Marcos Sarques. No ano de 2002, ingressou na Faculdade Santa Marcelina (SP) para cursar o Bacharelado em Violão Erudito, estudando com a Profa. Paola Picherky e o prof. Paulo Porto Alegre.

Em 2004 foi segundo colocado do XV Concurso de Violão Souza Lima, recebendo também o prêmio de candidato destaque. Gravou em 2005 o seu primeiro cd, intitulado Songs from the Land, onde registrou suas variadas influências como instrumentista e compositor. Neste trabalho Chrystian utilizou diversos instrumentos como a guitarra elétrica, a viola caipira e o violão folk, alternando peças solo e músicas com instrumentistas dos mais variados estilos. Em 2006 lançou “Songs from the Land” na série Projeto Violão no Masp idealizada pelo Prof. Henrique Pinto.

Dozza foi ganhador do 1º Concurso Novos Talentos da Música Erudita, promovido pelo Centro de Cultura Judaica e 1º colocado do Concurso Nacional de violões Musicalis 2007. Foi também um dos selecionados para masterclass com o violonista-compositor Leo Brouwer no Festival Leo Brouwer. Neste encontro com Brouwer, Dozza tocou uma composição própria chamada “Gismontianinha”, muito elogiada pelo maestro.

Em 2009 foi convidado a fazer parte do Quaternaglia Guitar Quartet, um dos maiores quartetos de violão da atualidade. Ao lado do Quaternaglia, realizou uma turnê pelos EUA ao lado do Quaternaglia, se apresentando em diversas cidades como Columbus (OHIO), Evansville (Indiana) e Nova York.

Seu segundo CD, intitulado “Fantasia Mineira”, foi lançado em 2010. O disco conta com “fantasias” sobre temas de Milton Nascimento e composições de sua autoria, sendo este um trabalho puramente acústico e composto em sua maioria por peças solo.

O músico mineiro tem sido reconhecido por sua versatilidade e musicalidade que o permite transitar por diversos estilos que vão do Erudito ao Rock.

Amadeu Rosa – Natural de Sorocaba, Amadeu Rosa iniciou seus estudos musicais em 2001. Desde então, recebeu orientação dos professores Pedro Cameron, Geraldo Ribeiro, Marcia Braga e Paulo Martelli.

Amadeu Rosa foi premiado em diversos concursos de violão, destacando-se a primeira colocação no “Concurso Latino-Americano e violão Rosa Mística”, em Curitiba, e no “Concurso Nacional de Violão Souza Lima”, em São Paulo. Em 2007, foi contemplado com uma bolsa para participar do “Koblenz Guitar Festival”, na Alemanha. Apresentou-se em diversas séries de concerto no Brasil, destacando a série “Violão no MASP” e também no próprio “Movimento Violão”.

O músico obteve primeira colocação em diversos concursos de violão, destacando: XV Concurso Nacional de Violão “Souza Lima” (São Paulo-SP), “IV Concurso de Violão do CMLV da FITO” (Osasco-SP) e XXV Concurso Latino Americano “Rosa Mística” (Curitiba-PR).

Em 2008 participou do Lançamento do CD Movimento Violão ANO III. Também participou de masterclasses com Paul Galbraith, Fabio Zanon, Hubert Käppel, Goran Krivokapic - entre outros.

Amadeu Rosa é Bacharelando em Música pela Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira, sob orientação do Professor Henrique Pinto.

Paulo Martelli, organizador do Movimento Violão, acredita que “Amadeu Rosa é um músico dotado de rara sensibilidade musical, aliada a uma técnica refinada. Suas interpretações demonstram uma inteligência musical aguda, destacando-o entre os violonistas de sua geração”.

 

Programa Chrystian Dozza e Amadeu Rosa

 

Chrystian Dozza

*Minimal Rock

*Coming Home

*Homenagem à Tedesco

*Gismontianinha

*Fantasia Mineira 3 (Sobre o tema de Maria Maria)

*Baião de Dois

(todas as composições de Crystian Dozza)

 

Amadeu Rosa

Silvius Leopold Weiss: Passacaglia

Manuel de Falla: Chanson du Feu Follet

Sérgio Assad: Remembrance

Alexandre Tansman: Danza Pomposa

Astor Piazzolla: Inverno Porteño (arr. Sérgio Assad)

 

Duo Amadeu Rosa e Chrystian Dozza:

Domenico Scarlatti: L.305 (transcrição: Sérgio Abreu)

Sergio Assad: Suite “Summer Garden”

- The Well

- Walk on a Bridge

- Summer Garden

- Invitation

- Water Frenzy

Paulo Belinatti: “Pingue-Pong”

 

SERVIÇO:


Movimento Violão apresenta Amadeu Rosa e Chrystian Dozza

Data: 29 de agosto (quinta-feira)

Horário: 20 horas

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº - Fonte Luminosa)


Ingressos gratuitos - devem ser retirados uma hora antes da apresentação, na bilheteria do Teatro Municipal