04/12/2013 - 03h28
Debate
Nos próximos dias 5 e 6 deste mês (quinta e sexta-feira) será realizado em Araraquara, por meio do Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas), o I Encontro com Adolescentes e Pais, que irá debater os riscos que as drogas representam principalmente para a juventude.
Gratuito e aberto aos interessados pelo tema, e ao público em geral, o evento será realizado no Sesc Araraquara, nos dias 5 e 6, das 8h30 às 11h para adolescentes; e dia 5, às 19h30, para os pais.
De acordo com o presidente do Comad, Márcio Servino, o Encontro é decorrente da realização do Precurd (Projeto de Prevenção Cuidado e Reinserção Social) realizado pelo próprio Comad, desde março último, em todo sistema prisional de Araraquara.
“Após as parcerias do Comad com a Fundação Casa (antiga Febem) e a coordenação com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, se estabeleceu importante projeto entre as instituições para a realização de uma atividade preventiva com público e objetivos diferentes envolvendo adolescentes (a partir dos 13 anos) e pais”, explica Márcio.
Servino acrescenta que com os adolescentes será debatida a prevenção ao uso de drogas e apresentada a rede de apoio de políticas sobre drogas de Araraquara. Por isso, haverá a participação dos grupos de apoio Alcoólicos Anônimos, Amor Exigente e Narcóticos Anônimos, e grupos preventivos como a ONG Legal é Prevenir.
“O objetivo é falar diretamente aos jovens e adolescentes o que representam estes grupos de apoio e prevenção e como eles funcionam e podem ajudar no combate ao uso de drogas”, reforça o presidente do Comad.
Responsabilidade
Com relação aos pais, Servino enfatiza que será debatido o aspecto da prevenção como fator principal para os problemas causados pelas drogas, do ponto de vista físico e social, e a responsabilidade e papel dos próprios pais no contexto relevante ao problema.
“Também será apresentado aos pais os grupos de apoio e prevenção e a importância da participação nas reuniões e encontros, mesmo sem o problema de drogas na família”, ressalta Márcio.
Ainda segundo o presidente do Comad e também da ONG Legal é Prevenir, o I Encontro com Adolescentes e Pais sobre prevenção é conseqüência do avanço do consumo ou do número de usuários de drogas em Araraquara.