Programa Saúde na Escola forma professores no combate às drogas

Fotógrafo: João Carlos
18/02/2014 - 17h44

Programa Saúde na Escola

A secretária municipal da Educação de Araraquara, Arary Ferreira, conduziu na segunda-feira (17) a abertura dos trabalhos do Programa Saúde na Escola, realizado no Centro de Desenvolvimento Profissional (Cedepe), na sede da Secretaria Municipal da Educação.

Nesta etapa do Programa, cerca de 20 profissionais das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação recebem a formação “Prevenção e Combate ao uso de Drogas”, ministrada pelo presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), Márcio Servino.

De acordo com Arary, a capacitação contará com quatro grupos de trabalho divididos, por fases, em dois encontros cada. Os diversos temas do Programa têm uma base única vinda do Governo Federal, que são subdivididos de acordo com o projeto elaborado pelo Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) de cada Município.

“O conteúdo do programa vem ao encontro do conceito de Educação Integral implantado pelo prefeito Marcelo Barbieri, que busca levar mais qualidade de vida à população por meio da educação. Por isso, as formações subsidiarão as ações que já vem sendo desenvolvidas pelos profissionais que atuam diretamente nas escolas”, afirmou a secretária.

“Além disso, o PSE envolve uma série de ações, integradas e desenvolvidas em estreita parceria com a Secretaria da Saúde, que incluem avaliação antropométrica dos alunos, acuidade visual e segurança nutricional, entre outras, que buscam o crescimento saudável do estudante como um todo, baseados nos preceitos de prevenção e promoção da saúde”, explicou Arary.

Acompanharam os trabalhos da segunda-feira a coordenadora de Políticas Educacionais, Inês Marini Rodrigues, e a coordenadora da Rede Básica de Saúde de Araraquara, Sônia Gaban.

Programa Saúde na Escola

A palestra “Prevenção e Combate ao uso de Drogas” é um dos componentes e ações que formam o Saúde na Escola (PSE), um programa federal realizado pela Prefeitura de Araraquara que busca contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Cerca de 120 profissionais da Educação e da Saúde participarão do projeto, que segue até o final de 2014. Nesta terça-feira (18), a formação diz respeito à Segurança Nutricional, com a nutricionista Andrezi Nordi, do NASF, e a gerente de Nutrição da SME, Márcia Guimarães.