Marcelo visita maior polo ferroviário da Coreia do Sul

Segundo prefeito Marcelo Barbieri, governo de Uiwang elogiou o potencial de Araraquara

27/03/2014 - 03h11

Em visita à Coreia do Sul, como integrante da comitiva oficial brasileira que viajou ao país a convite da Hyundai Rotem, o prefeito Marcelo Barbieri esteve nessa quarta-feira (26) em Uiwang, considerado o maior polo ferroviário coreano.

Após o encontro com o prefeito daquela cidade, Kim Sung-Jei, e secretários de governo, Marcelo disse que Uiwang demonstrou interesse pelo potencial de Araraquara, especialmente no setor ferroviário.

Segundo Marcelo, Uiwang pretende apoiar uma escola ferroviária do Senai em Araraquara, após ter conhecido o município através de um vídeo institucional, traduzido para a língua coreana. O material foi entregue a Kim Sung-Jei pelo próprio prefeito Marcelo.

Acompanhado do secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Antonio Martins; do diretor do Senai Araraquara, Paulo Sassi; do presidente da Iesa, Ricardo Woitowicz; do executivo da Ybaio, Young Moo Park; e por outros empresários brasileiros, Marcelo viajou à Coreia do Sul no último sábado, dia 22.

Na terça-feira (25), o prefeito visitou as instalações da fábrica da Hyundai Rotem, onde são produzidos trens e metrôs. Ainda segundo Marcelo, o objetivo da viagem é fortalecer a vocação de Araraquara como polo ferroviário, especialmente pela sua localização estratégica e forte desenvolvimento.

A cidade já se sobressai como alternativa no segmento ferroviário por receber a parceria entre Iesa e Hyundai Rotem para a fabricação de trens para São Paulo e Salvador (BA).

Composições

Outro objetivo da viagem, ainda segundo Marcelo, é estreitar o relacionamento corporativo entre Araraquara e a Hyundai Rotem para que a empresa possa ampliar seus investimentos na cidade e apoiar projetos nas áreas de educação e tecnologia. O município também vislumbra consolidar o Centro de Inovação Tecnológica a partir da obtenção de recursos estaduais.

O consórcio entre Iesa e Hyundai foi anunciado em 2013, quando venceu uma concorrência da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para a fabricação de 30 composições, num total de 240 carros, para o Governo do Estado. Os novos trens de passageiros que vão circular no metrô de Salvador também serão adquiridos do consórcio. Serão fabricados em Araraquara mais 28 novos trens, totalizando 352 carros de passageiros.

A comitiva brasileira realiza uma série de atividades oficiais de cinco dias naquele país asiático durante esta semana. Outros três dias da viagem são consumidos no voo, entre ida e volta, em meio ao fuso horário de 12 horas entre os dois países.

O retorno do prefeito Marcelo e de toda a comitiva brasileira está previsto para este sábado, dia 29.