Marcelo visita fábrica de trens e metrôs da Hyundai Rotem e escola de formação de trabalhadores
26/03/2014 - 03h04
A convite da Hyundai Rotem, o prefeito Marcelo Barbieri integra a comitiva oficial que visita, esta semana, a Coreia do Sul com a missão de fortalecer os investimentos no setor ferroviário em Araraquara.
O prefeito está acompanhado do secretário de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Antonio Martins; do diretor do Senai Araraquara, Paulo Sassi; do presidente da Iesa, Ricardo Woitowicz; do executivo da Ybaio, Young Moo Park; e demais empresários do Brasil.
A comitiva embarcou no sábado (22) e a viagem terá duração de uma semana, com retorno agendado para sábado, dia 29. São praticamente três dias de voo (ida e volta) e cinco dias de atividades oficiais. A diferença de fuso horário é de 12 horas.
Nessa terça-feira (25), o prefeito visitou as instalações da fábrica da Hyundai Rotem, onde são produzidos trens e metrôs. Na quarta-feira (26), a comitiva vai conhecer a escola de formação de trabalhadores para o setor ferroviário.
Segundo o prefeito, o objetivo é fortalecer a vocação de Araraquara como polo ferroviário, especialmente em razão da sua localização estratégica e forte desenvolvimento. A cidade já se sobressai como alternativa no segmento ferroviário por receber a parceria entre Iesa e Hyundai Rotem para a fabricação de trens para São Paulo e Salvador. Além disso, a demanda por trens de passageiros e de carga é crescente em todo Brasil, principalmente nas capitais de estados e regiões metropolitanas, o que engrossa a possibilidade de Araraquara tornar-se um grande polo de produção.
Outro foco da comitiva araraquarense é estreitar o relacionamento corporativo entre Araraquara e a Hyundai Rotem, a fim de que a empresa amplie seus investimentos na cidade e participe como apoiadora de projetos nas áreas de educação e tecnologia, já que Araraquara vislumbra consolidar o Centro de Inovação Tecnológica a partir de recursos estaduais obtidos pelo município.
Consórcio
O consórcio entre Iesa e Hyundai foi anunciado no ano passado, quando venceu uma concorrência da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para a fabricação de 30 composições, num total de 240 carros, para o Governo do Estado. Os novos trens de passageiros que vão circular no metrô de Salvador (BA) também serão adquiridos do consórcio, serão fabricados mais 28 novos trens, totalizando 352 carros de passageiros.