Prefeito dá posse aos membros do Comdema

Fotógrafo: João Carlos
23/04/2014 - 02h30

O prefeito Marcelo Barbieri deu posse aos 48 membros (24 titulares e 24 suplentes) do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), nesta terça-feira (22), na Prefeitura de Araraquara.

Os membros do Conselho terão mandato de dois anos e representam órgãos da Administração Pública, entidades e sociedade civil.

Para o prefeito Marcelo Barbieri, o Conselho tem grandes desafios na área ambiental. “Não se pode pensar em políticas públicas de desenvolvimento econômico e social sem levar em consideração a questão ambiental. Araraquara tem investido muito nos últimos anos, o que garante o abastecimento hídrico do município e os prêmios conquistados recentemente”, afirmou o prefeito, referindo-se aos cinco prêmios Verde e Azul e quatro prêmios Franco Montoro.

A vereadora Edna Martins afirmou que o Conselho é a entidade que garante a participação popular na gestão da política ambiental do município.

Para o secretário do Meio Ambiente, José Antonio Delle Piagge, o Conselho terá papel importante nas questões referentes ao reflorestamento, preservação das mananciais, novos loteamentos, entre outras. “Por isso, a importância da presença dos membros nas reuniões do Comdema e a ação pró-ativa dos mesmos”, concluiu.

O Conselho é um órgão de assessoramento local, paritário, consultivo e deliberativo em assuntos referentes à gestão ambiental em Araraquara e mantém intercâmbio com órgãos da Administração Municipal, Estadual e Federal, com o objetivo de receber e fornecer subsídios técnicos para esclarecimentos relativos à gestão ambiental.

O Comdema foi criado em 17 de abril de 2009, pela lei municipal nº. 6.973, e está vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Estiveram presentes na posse os vereadores Elias Chediek e Jeferson Yashuda, a secretária de Articulação Institucional e Participação Popular, Silvia Brunetti, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Alessandra de Lima, o secretário de Negócios Jurídicos, Eduardo Correa Sampaio, o secretário de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Antonio Martins, entre outras autoridades.

Ações

A Prefeitura, desde 2009, plantou cerca de 200 mil árvores; criou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente; implantou a educação ambiental para adultos, o IPTU Verde e o Telecentro Socioambiental; entregou melhorias e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araraquara e o Sistema de Secagem de Lodo; fez a rearborização do Bosque do Botânico e recuperação dos córregos: Ribeirão das Cruzes, Tanquinho, Vieira, Água Branca, Marivan, Serralhal, Martins e Paiva, além de trechos do Ribeirão do Ouro, afluentes do Ribeirão das Cruzes e do Ouro, além das nascentes Tanquinho, Caixa D’Água e Água Branca, entre outras.