Território da Arte recebe alunos da cidade

Fotógrafo: João Carlos
06/06/2014 - 01h06

Território da Arte

Diversas visitas marcaram o dia de hoje (05) na 12ª edição do Território da Arte. Alunos do CAIC do Vale do Sol, CRAS Pró Jovem do Vale do Sol e do CRAS Selmi Dei tiveram a oportunidade de conhecer as exposições, passando pela Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, Teatro Municipal e Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva.

Aproximadamente 70 pessoas participaram da atividade, acompanhadas pela equipe escolar. Na Casa da Cultura, o grupo foi recepcionado pelos funcionários que apresentaram as exposições realizadas no espaço. “É muito gratificante receber a visita das crianças, já que arte serve como uma ferramenta facilitadora para a coordenação e atenção delas, assim como para despertar para o senso estético”, comentou o secretário municipal da Cultura, Renato Haddad.

Ele lembra que a arte também pode promover uma maior independência das crianças, além de melhorar a sua auto-estima e despertar e desenvolver os seus potenciais em diversos sentidos. “As crianças, em geral, têm uma grande criatividade e sensibilidade expressiva”, aponta.

Um dos destaques apreciados pelos alunos foi o Territoriozinho da Arte, que conta com a participação de 65 alunos e 65 obras, de 12 escolas municipais, inclusive com obras do CAIC do Vale do Sol. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, o Territoriozinho propõe releituras sobre Portinari, que é a referência desta edição, com a frase: “Só o coração nos poderá tornar melhores e é essa a grande função da arte”.

Na Casa da Cultura, além do Territoriozinho, os alunos puderam conferir: obras acadêmicas de artistas convidados e selecionados; o Território Aberto - um espaço destinado a manifestações artísticas nas diferentes linguagens; e a Perspectiva Futura, mostra com artistas iniciantes e idade entre 16 e 25 anos.

No Teatro Municipal os alunos visitaram a exposição de Candido Portinari, com 14 reproduções das principais obras do artista, vindas do Museu Casa de Portinari. Também, as obras Contemporâneas e Modernas dos artistas convidados e selecionados podem ser apreciadas no hall do teatro.

Já no Palacete das Rosas, os alunos apreciaram a “Sala Especial Paulo Mascia”, com homenagem ao grande artista araraquarense. Haddad lembra que, além dos espaços visitados, o Território da Arte também conta com exposição no Shopping Jaraguá. “No Jaraguá contamos com uma exposição de 25 banners que contam a história da vida e obra de Portinari”.

Vale destacar que o Território da Arte - realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – segue até o dia 20 de junho, com entrada gratuita.