Santa Casa promove ação para incentivar doação de sangue

Evento ocorre nesta quarta (11), das 9h às 14h, na Praça Santa Cruz

10/06/2014 - 02h12

Doação de sangue

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Santa Casa de Araraquara, formado por funcionários do hospital, realizará uma ação para incentivar a doação de sangue nesta quarta-feira (11), das 9h às 14h, na Praça Santa Cruz. O evento conta com a parceria do Hemonúcleo Regional de Araraquara. 

A população receberá material explicativo com os critérios para ser um doador e poderá tirar dúvidas. Os interessados serão orientados a realizar a doação no Hemonúcleo. Pode doar quem tem entre 18 e 67 anos (após os 60 anos, somente quem já doou anteriormente) e acima de 50 quilos. 

A Santa Casa realiza periodicamente campanhas para ressaltar a importância da doação de sangue. O diálogo direto é uma das melhores formas de conscientizar o público dos vários benefícios do ato. “Muitos percebem essa importância apenas quando seus familiares necessitam de sangue”, observa a presidente do GTH, Lívia Amaral. 

O hospital também distribui entre os colaboradores, pacientes e visitantes um guia prático com todas as informações para quem deseja ser um doador. 

Uma necessidade diária 

A coordenadora da Agência Transfusional da Santa Casa, Sabrina Romano, conta que em épocas críticas - festas de fim de ano, férias, Carnaval e Copa do Mundo no Brasil - os estoques caem e, em casos extremos, é preciso remarcar cirurgias. “A doação é necessária durante todo o ano, pois a demanda nunca cessa”, explica. 

A Santa Casa realiza, em média, de 400 a 450 transfusões por mês. “Os pacientes podem sofrer complicações devido à falta de sangue. É extremamente necessária a doação”, reforça Sabrina.