Museu da Imagem e do Som leva o nome do grandioso Maestro José Tescari e está localizado na Casa da Cultura
Fotógrafo: João Carlos
14/08/2014 - 04h09
Neste mês de agosto, o MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari revela um pouco sobre sua memória, com a exposição “A história do Museu da Imagem e do Som”. A exposição - realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart - faz parte das comemorações dos 197 anos de Araraquara e tem entrada gratuita.
“A história do Museu da Imagem e do Som” apresenta um acervo de fotos contanto a história do MIS de Araraquara e permanece em cartaz até 30 de agosto. A mostra também homenageia os 100 anos do prédio da Casa da Cultura – onde está localizado o MIS – com fotos que registram vários períodos de suas histórias e atividades culturais.
A história do MIS teve início com a Discoteca Municipal, em 1994, na Casa da Cultura, quando ela era constituída, em sua maioria, pela doação da Rádio Cultura de discos de 78 rotações feitos de goma-laca, long plays (LPS 33/45) e singles.
Em 1997, a Discoteca recebeu outra notável doação do médico Seth-Hur Cardoso, com materiais de áudio visuais que foram agregados ao acervo. Porém neste ano, devido a uma reforma na Casa da Cultura, a Discoteca foi transferida para o Teatro Municipal, onde permaneceu até o ano 2000 - quando, por meio da Lei Municipal nº 5467, recebeu a denominação de Discoteca Municipal Joffre David em homenagem ao importante produtor musical da Rádio Cultura de Araraquara.
Após isto, em 2007, pela Lei Municipal nº 6554 de 23 de abril, a Discoteca adquiriu o status de Museu e passou a levar o nome do grandioso Maestro José Tescari.
Hoje, na Casa da Cultura novamente, o MIS é formado por três salas: a sala administrativa, onde é feito o atendimento ao público; a Discoteca Jofre David, que armazena a maior parte do material; e a Sala de Pesquisa de Áudio e Vídeo Walter Falkoski, onde os usuários podem assistir aos vídeos e fazer audição do material que o espaço disponibiliza. Este espaço também conta com um computador para pesquisas fotográficas.
Todos os espaços do MIS são utilizados para realização de exposições que se relacionem com o tema do universo áudio visual.
Vale destacar que o MIS conta com mais de 13 mil fotografias em papel e também em formato digital, além de peças antigas, fitas cassete, CDs, DVDs, máquinas fotográficas e livros.
O público pode realizar a visitação no seguinte horário: de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados das 9h30 às 12 horas. O MIS está localizado à Rua São Bento, nº 909, no Centro de Araraquara (anexo à Casa da Cultura). Mais informações pelo fone: (16) 3322-9708.
SERVIÇO:
Exposição “A história do Museu da Imagem e do Som”
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (Rua São Bento, 909 – Centro)
Período: até 30 de agosto
Visitação: de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados das 9h30 às 12 horas
Entrada franca