Rock dos anos 60 e 70 de Araraquara em exposição no MIS

Discos, fotos, textos e exibição do documentário sobre The Jungles podem ser conferidos até 31 de julho

09/07/2014 - 03h27

Cultura

Nesta semana, no dia 13, é comemorado o Dia do Rock e, a fim de homenagear a data, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart realizam no MIS (Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari), a exposição “Rock´n Roll”. Com entrada gratuita, a exposição permanece em cartaz até o final de julho.

Discos, fotos e textos com a história do rock estão na exposição que destaca bandas dos anos 60 e 70 de Araraquara e suas influências musicais. Além disto, o documentário “The Jungles” também tem sessões diárias na programação.

Para reunir o material dos anos 60 e 70, a equipe da Casa da Cultura contou com a doação de fotos, que foram escaneadas e tratadas para a exposição. Bandas como Os Bruxos, The Snack, Os Profetas, The Jungles, Spectro 4, Som 5 estão registradas nas imagens. Por se tratar de décadas que as máquinas fotográficas não eram tão populares, há poucos registros do período. A idéia da organização é continuar a recolher as fotografias para compor um acervo de peso. A maior parte das imagens foram doadas por músicos da cidade.

A exposição apresenta diariamente o documentário da banda araraquarense The Jungles: “O Fenômeno Musical The Jungles – O Tempo Passou e Não Vimos”. A banda projetou Araraquara na década de 60 e o filme - uma realização da Apeninos Produções - tem por objetivo contar a história do grupo musical que, de 1966 a 1976, figurou como um fenômeno na cidade, no estado e no país.

Ao longo de uma década os Jungles foram além das apresentações na cidade e região. Tocaram em localidades distantes, apresentaram-se na televisão em especial na TV Tupi, gravaram discos, inclusive algumas músicas próprias que fizeram sucesso, tiveram até fã-clube e foram considerados o melhor grupo do interior paulista. A exibição é uma homenagem aqueles jovens que, com ousadia, talento e determinação ajudaram a escrever um capítulo a parte na história da cultura musical da cidade e do interior paulista.

“O Fenômeno Musical The Jungles...” vem sendo exibido de segunda à sexta-feira, em duas sessões gratuitas: as 10 e 15 horas. Cada sessão é destinada a um público de até 15 pessoas, sendo os convites distribuídos uma hora antes da sessão.

“Rock´n Roll” apresenta também 16 discos: Help e Let It Be (The Beatles), 10 Anos de Saudades, Something for Everybody e More (Elvis Presley), “Highway 61 Revisited” (Bob Dylan) – entre outros.

O público pode realizar a visitação no seguinte horário: de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados das 9h30 às 12 horas. Mais informações pelo fone: (16) 3322-9708.

 

SERVIÇO:

Exposição “Rock’n Roll”

Local: MIS - Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (Rua São Bento, 909 – Centro)

Período: até 31 de julho

Visitação: de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados das 9h30 às 12 horas

 

Entrada franca