Concertos acontecem nos dias 4 e 5 de setembro e encerram projeto Circulação 2014
03/09/2014 - 01h37
Orquestra Uniara
A Orquestra Filarmônica Experimental Uniara vai se apresentar em Araraquara nos dias 4 e 5 de setembro. As apresentações serão abertas ao público e as entradas gratuitas.
No dia 4, quinta-feira, a Orquestra fará um concerto didático, às 10h, no EEBA (Escola Estadual Bento de Abreu), que fica na rua Padre Duarte, 2821, Centro.
“Um concerto didático é uma apresentação repleta de comentários, com informações sobre as músicas, os compositores e os estilos. Assim, todos poderão apreciar o concerto e compreender facilmente as características das composições apresentadas. O objetivo é levar a música instrumental e despertar o interesse do público por ela e por sua história”, explica o maestro Rogério Toledo.
No dia 5, sexta-feira, o concerto será ao ar livre, às 20 horas, na praça em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O endereço é rua Ceará, s/nº, naVila Xavier – em caso de chuva, a apresentação será realizada no auditório do EEBA.
No primeiro concerto, 20 músicos se apresentam. No segundo, 43 instrumentistas e dois solistas. No repertório de ambas as apresentações, músicas populares e eruditas e de compositores araraquarenses. “As apresentações trazem ‘Araraquara Querida’, de Araquem Petrus e ‘Meditação’, de José Tescari. Além delas, peças brasileiras populares como ‘Oh ciranda, cirandinha’ e ‘Nesta rua’ e peças clássicas de compositores como Johann Sebastian Bach e Johannes Brahms”, diz o maestro.
A Orquestra Uniara foi criada em 2000, com a união da Orquestra Municipal e da Banda Uniara.
Projeto Circulação 2014
As apresentações da Orquestra Filarmônica Experimental Uniara fazem parte do projeto Circulação 2014, que se encerra após os concertos. O objetivo foi fomentar o cenário cultural com apresentações dos músicos em Araraquara e região. O projeto foi realizado pela Medianeiro Projetos Culturais e patrocinado pela Lupo, através da Lei de Incentivo à Cultura.