Câmara realiza Sessão Extraordinária nesta quinta, para debater atendimento na Santa Casa

21/07/2011 - 03h53

A Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira (21), a partir das 16 horas, sessão extraordinária para debater reclamações referentes ao atendimento no hospital Santa Casa de Misericórdia, a pedido do vereador João Farias (PRB). A sessão deveria ter ocorrido na semana passada, mas acabou sendo remarcada para esta quinta-feira. Segundo o Vereador, o médico Valter Cury, provedor da Santa Casa, já confirmou que a diretoria estará presente para prestar esclarecimentos sobre possíveis falhas ocorridas na unidade. “A sessão foi motivada por requerimento que apresentei pedindo esclarecimentos sobre uma paciente que ficou mais de nove horas para fazer um exame de ultrassom”, disse Farias.
O requerimento foi apresentado pelo vereador em junho, solicitando que funcionários e diretores da Santa Casa apresentem explicações sobre suposta negligência no atendimento à paciente Indianara Naiara Ruas Martin, 24 anos, paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), que teria aguardado por exame entre 7h00 e 16h30, no dia 14 de junho. “Depois de esperar todo esse tempo, com quadro de infecção e muita dor, a paciente teve que ser transferida para o Hospital São Paulo, onde finalmente realizou o exame”, afirmou Farias.
Ainda segundo o requerimento, após ser constada a gravidade do quadro médico da paciente no Hospital São Paulo, Indianara foi reconduzida à Santa Casa, onde foi submetida a um procedimento cirúrgico em caráter de “extrema urgência”. “Eu e a mãe da paciente tentamos saber qual era seu estado de saúde, mas as tentativas foram infrutíferas, tal o descaso com que fomos tratados”, disse o parlamentar.
No requerimento aprovado pelos vereadores, Farias pede as presenças do provedor da Santa Casa, do responsável pela Administração na data dos fatos, do chefe da Enfermagem do Setor de Emergência em serviço na mesma data entre as 7h00 e 16h30, além do doutor William Pio Martins, médico responsável pela Unidade de Avaliação e Controle (UAC Hospitalar) da Secretaria Municipal da Saúde.
A sessão extraordinária será transmitida ao vivo pela televisão, no Canal 98 da Net, e pela internet, no portal da Câmara Municipal (www.cmararaquara.sp.gov.br).