Obras das Salas de Estabilização começam no Vale do Sol e Selmi Dei

Com atendimento 24 horas, estrutura integra a rede de urgência e emergência de Araraquara

01/12/2011 - 01h56

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua investindo no fortalecimento da rede de saúde oferecida à população. Para 2012 estão confirmadas duas Salas de Estabilização de atendimento de urgência e emergência 24 horas, sendo uma anexa à unidade de saúde do Vale do Sol/Acapulco e outra no Selmi Dei, setor IV. 
Na segunda-feira (28), o prefeito Marcelo Barbieri e o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, visitaram as obras de reforma e ampliação para a instalação das novas estruturas.
“O investimento nessas obras é de quase R$ 1 milhão e esperamos concluí-las no início de 2012. Araraquara dá um salto de qualidade no atendimento de saúde, reestruturando toda a rede municipal para melhorar o atendimento à população”, observa o prefeito Marcelo Barbieri. 

Serviço

A Sala de Estabilização atenderá à população da região em que está localizada, por 24 horas, todos os dias da semana. Com uma equipe formada por médico, enfermeiro e técnicos, a estrutura tem como objetivo prestar assistência temporária para estabilização de pacientes em estado grave ou de condição clínica frágil provocada, por exemplo, por acidentes ou traumas. Em geral são pacientes que necessitam de cuidados imediatos.
Os pacientes, após estabilização clínica, podem ser encaminhados diretamente para a internação nos hospitais. A Sala de Estabilização soma-se aos instrumentos de urgência e emergência já implantados em Araraquara, como o SAMU, a UPA da Vila Xavier, a UPA do Centro - em construção - e hospitais. 

Ampliação

A unidade de Saúde “Dr. Euclides Crocce” no Vale do Sol, além da Sala de Estabilização, receberá mais uma equipe de Saúde da Família, visando a melhoria no atendimento de atenção básica à população da região. Para isso, o espaço está sendo adequado com a construção de consultórios odontológicos e médicos; salas de reunião, espera, expurgo; sanitários; cozinha; lavanderia; corredores de circulação e outras dependências.
Já para abrigar a Sala de Estabilização, a unidade ganhará novas salas de emergência, observação, inalação, curativo, coleta, exame e vacina; farmácia; recepção; quarto SAMU; sala conforto médico; garagem SAMU; sanitários, além da garagem, área de estacionamento, paisagismo e iluminação externa.
No Selmi Dei, o prédio do Núcleo Integrado de Saúde (NIS) “Dr. Othon Leite do Amaral”, no setor IV, também passa por reforma para a implantação do atendimento 24 horas, com a construção de sala de espera/recepção; novo consultório odontológico; sala de emergência; sala de inalação; sala de coleta; consultório ginecológico, sala de observação; sala para conforto médico; sala de digitação e esterilização e sanitários adaptados.
As obras tiveram início em novembro e serão realizadas por meio de uma permuta entre a Prefeitura de Araraquara e a empresa Scopel, que está construindo um empreendimento residencial na cidade.