Vaz Filho revitalizada será entregue nesta quarta-feira à população

21/12/2011 - 02h55

A Prefeitura entrega nesta quarta-feira, às 10 horas, em solenidade oficial, a revitalização da Avenida Francisco Vaz Filho. Em toda a extensão de 3.500 metros da via fora retirados os postes de concreto do canteiro central e as 129 árvores da espécie Murta-comum (Myrtus communis); e realizado um serviço de paisagismo, com o plantio de palmeiras. A árvore retirada é hospedeira do inseto que transmite a bactéria da doença “Greening” ao laranjal, que tem devastado pomares inteiros e causado enormes prejuízos, transformando a cultura em torno do produto. Só em Araraquara foram arrancados cerca de 800 mil pés da fruta. A cidade foi a que perdeu mais pés de laranja no Brasil todo.
Os postes retirados serviam para sustentar a rede elétrica de cabos para o serviço de ônibus elétricos, que deixaram de circular totalmente em novembro de 2000. Desde então, a grande quantidade de postes estava sem utilidade alguma na avenida. Eles, agora, foram úteis na implantação de alambrados em áreas de lazer e outros espaços públicos do município.
Os vereadores tiveram forte envolvimento com a realização do serviço. Há poucos dias da conclusão do serviço, o Presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Braz, o Boi (PMDB), caminhou por uma extensão da via, acompanhado do secretário de Serviços Públicos da Prefeitura, Paulo Maranata, observando os serviços finais. Não foram poucas as articulações para que o local passasse pela transformação, que agora será entregue. Foram reivindicações, participação nos estudos e planejamento, obtenção das mudas de palmeira e até acompanhamento da execução das obras. O trânsito também mereceu algumas medidas de melhoria.
“Havia tempo que os comerciantes estabelecidos na região reivindicavam uma forte intervenção da Prefeitura para a revitalização, valorizando o corredor comercial estabelecido na Vaz Filho”, declara Boi. Indicações de autoria do vereador Tenente Santana (PSDB), morador da região, também demonstram isso.