Concluídas as obras do novo prédio da Gota de Leite

04/01/2012 - 02h38

O prefeito Marcelo Barbieri e o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, vistoriaram, na terça-feira (3), as obras da Maternidade Gota de Leite. O novo prédio de quatro pavimentos está concluído e a reforma do prédio antigo está em fase final. 
“Os dois prédios já estão interligados e as obras entram em fase de conclusão. Já criamos a Fundação para fazer a administração da Gota de Leite e agora estamos preparando a contratação dos funcionários e a compra dos equipamentos. Nos próximos meses, a população já poderá contar com os serviços oferecidos por esse moderno hospital, que será referência no atendimento humanizado de gestantes e bebês”, afirmou o prefeito Marcelo. 
De acordo com o prefeito, nas obras de construção do prédio anexo, reforma da unidade existente e instalação do sistema de gases medicinais já foram investidos mais de R$ 2 milhões em recursos do próprio município e do Governo Federal.
No novo prédio, a instalação elétrica e as ligações de gás e água foram concluídas. Na parte externa, o acesso de ambulâncias pela Avenida Duque de Caxias está pronto e a guarita está sendo finalizada. Nesse novo espaço fica a capela, cozinha e o restaurante com terraço. Também foram instaladas salas de esterilização, de embalagem, de estoque e distribuição, além da câmara fria, sanitários, rouparia, lavanderia e dormitórios para plantonistas.  
O prédio onde funcionava a Maternidade está sendo completamente reformado. Todos os pavimentos estão ganhando nova estrutura, com a troca de piso, de forro e esquadrias, além de toda a reformulação hidráulica e elétrica e implantação do novo sistema de gases medicinais. Nesse prédio ficam as salas de exames, consultórios, lactário, quartos, berçários, salas de parto, recuperação e centro cirúrgico. 
Dois novos elevadores estão sendo instalados, bem como três novos monta cargas para transporte de comida e materiais separadamente. 
O acabamento externo da Maternidade está sendo executado seguindo critérios de modernidade, durabilidade e fácil manutenção. O revestimento da fachada é feito de pintura e pastilhas. “Estamos fazendo essa obra com muito carinho, cuidando para que a Gota de Leite seja um ambiente agradável, onde as mulheres sintam-se bem e sejam bem tratadas. A Maternidade é um local de vida”, observou o prefeito Marcelo.
No início de dezembro, um projeto de autoria do Executivo, aprovado pela Câmara Municipal, criou a Fundação Municipal Irene Siqueira Alves “Vovó Mocinha”, Maternidade Gota de Leite de Araraquara (FunGota Araraquara). 
Trata-se de uma entidade jurídica, sem fins lucrativos, de interesse e utilidades públicas de beneficência social, componente da administração indireta municipal, que tem como objetivo primordial implementar ações do Sistema Único de Saúde no Município de Araraquara, no sentido de prestar atenção integral a gestantes e bebês.
A FunGota fará a administração da nova Maternidade e será responsável pela contratação dos funcionários, cujo processo seletivo deve ter início em breve.