Governo estadual lança programa de incentivo a agricultura familiar

Araraquara já desenvolve políticas voltadas para valorização dos assentados e pequenos produtores

26/01/2012 - 03h32

O governador Geraldo Alckmin assinou, na terça-feira (24), o decreto que regulamenta o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social – PPAIS.
O prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado de assentados do Bela Vista e Monte Alegre, esteve presente ao ato na capital paulista, que contou ainda com a presença das secretárias de Estado da Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa de Souza Arruda e do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo, Braz Albertini.
Criado por meio da Lei 14.591, o PPAIS é uma ação que visa estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar. 
Com o programa, no mínimo 30% das verbas estaduais destinadas à compra de alimentos deverão ser utilizadas para adquirir produtos oriundos da agricultura familiar, in natura e manufaturados, que serão utilizados para a produção de refeições em órgãos estaduais como hospitais públicos, presídios, escolas e instituições de amparo social, entre outras.
Em Araraquara, a valorização da produção do pequeno produtor e assentados já é uma realidade. 
“Araraquara já se comprometeu com o governador para fazer parte deste projeto, pois, esta ação do Governo do Estado vem ao encontro do que já realizamos no município. Somos referência na aquisição de produtos produzidos pelos agricultores familiares, que possuem suas lavouras nos assentamentos. Este programa irá contribuir para o fortalecimento dos pequenos produtores, incentivando o aumento da produção e, claro, o crescimento da economia da cidade”, afirmou o prefeito Marcelo.
O município é uma das cidades do Estado de São Paulo que mais compram hortifrutis dos assentados para distribuir a mais de 40 entidades sociais e ao Restaurante Popular, dentro do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), do Governo Federal. Entre 2010 e 2011, a Prefeitura investiu R$ 1,6 milhão na compra destes produtos, somando mais de mil toneladas adquiridas. 

Apoio aos assentamentos
 
Araraquara possui três assentamentos – Bela Vista, Monte Alegre e Horto Florestal - que desde 2009 têm recebido investimentos em vários segmentos.
Na educação, o prefeito Marcelo entregou uma creche no Bela Vista e outra no Monte Alegre. 
Essas unidades dão condições para que as mulheres possam auxiliar na produção com a tranquilidade de deixar seus filhos em um local de qualidade. A Prefeitura também investiu em equipamentos de informática e implantou internet banda larga nas escolas e para a comunidade. 
O governo também executou melhorias em segmentos como saúde, esporte e infraestrutura com a reforma da unidade de saúde do Assentamento Bela Vista; construção de vestiários e recuperação do Centro Esportivo do Bela Vista e investimentos na iluminação pública nos dois assentamentos. 
Além disso, os assentados do Monte Alegre receberam dois tratores e outros equipamentos agrícolas para auxiliar na produção, aprovados no OP.