Bueno de Andrada promove em junho 3º Festival do Milho

28/01/2012 - 03h01

Cerca de 120 mil espigas de milho verde devem ser comercializadas e consumidas no 3º Festival Delícias do Milho de Bueno de Araraquara, que será realizado no Distrito de Bueno de Andrada nos dias 9 e 10 de junho deste ano, com apoio da Prefeitura. A expectativa de público é de 40 mil visitantes. 
As parcerias arregimentadas com entidades e instituições sociais estão sendo oficializadas, visando favorecer o desenvolvimento econômico sustentável rural com a geração de emprego e renda.
Pequenos produtores rurais que possuem irrigação em suas propriedades nos assentamentos de Bueno de Andrada vão garantir a qualidade e a quantidade necessária do produto para ser comercializado no período do evento. 
Geralmente, o milho safrinha é cultivado sob sequeiro após a colheita da safra de verão, sendo uma lavoura de maior risco quando semeado muito tarde devido às poucas chuvas e ou ocorrência de geadas no outono-inverno. 
Os sacos de sementes de milho com 20 quilos custam em média R$ 238, que significa aproximadamente 60 mil sementes para formar 1 hectare de milho verde. O custo do equipamento de irrigação custa em média R$ 40 mil e inclui, entre outros equipamentos, mangueiras, canos, filtros, motor, aspersores e reservatórios de água. O plantio escalonado tem acompanhamento técnico de agrônomos destacados pelo Itesp Araraquara. 

Festival
No ano passado, a segunda edição do Festival Delícias do Milho conseguiu atingir seus principais objetivos. A realização visa o desenvolvimento socioeconômico sustentável e cultural da localidade rural, tratando-se de uma alternativa para se evitar a migração de famílias locais para as cidades.
O Festival do Milho 2011 superou em números todas as expectativas, considerando um público regional de 50 mil visitantes, que teve acesso gratuito ao recinto. 
O sucesso do evento é de iniciativa do publicitário Théo Bratfisch. Segundo ele, "o Festival se deve a grande mobilização e a participação da população de Araraquara e da região, além do apoio do prefeito Marcelo Barbieri, que acreditou no projeto inicial com aprovação da Câmara Municipal".
Ainda segundo Théo, a terceira edição do evento está contemplada no ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.