Araraquara fecha parceria com FDE para construção de quatro novas escolas

Fotógrafo: João Pires/LBF
28/04/2011 - 02h30

O prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado do secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), com sua equipe técnica, e da secretária de Desenvolvimento Urbano, Alessandra Lima, fechou um convênio com a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) para a construção de quatro novas escolas em Araraquara: duas para a Educação Infantil e duas para atender alunos do Ensino Fundamental e Médio. 
As obras das creches têm início previsto para o mês de julho e receberão o investimento de R$ 1,2 milhão cada, enquanto para a construção das outras unidades, que começa o processo de encaminhamento da documentação para o setor de convênios da FDE, serão destinados cerca de R$ 6 milhões.
O prefeito destacou a importância das creches para o desenvolvimento da cidade. “Construiremos as unidades nos bairros Parque Gramado e Jardim Adalberto Roxo, que apresentam grande demanda por vagas. Com estas obras, sanaremos não apenas este problema, mas também o do transporte dessas crianças, além de facilitar o acesso à escola e as condições sociais de toda a família, dando a oportunidade de busca por trabalho e renda”, falou.
“A gestão das unidades de educação infantil é municipal. Isso nos dá a liberdade para seguir os padrões de qualidade característicos da nossa rede”, acrescentou Marcelo. 
O presidente da FDE, José Bernardo Ortiz, garantiu o apoio do Estado ao pacote de melhorias do prefeito Marcelo. “Todas as administrações do país deveriam ter ao menos dois terços da arrecadação destinados à saúde, educação e desenvolvimento social. Este projeto da Educação de Araraquara é excelente e daremos todo o apoio necessário para contribuir com prefeituras preocupadas com a educação em seus municípios”, afirmou.
A administração das escolas de Ensino Fundamental e Médio ficará por conta do Estado. “Nós ficaremos responsáveis pela licitação, fiscalização e acompanhamento das obras de construção dos prédios”, explicou o secretário da Educação, Nino. 
A reunião foi realizada na sede da Fundação em São Paulo e contou com a participação dos gerentes da Secretaria da Educação e do diretor de obras e serviços da FDE, José Arlindo Marcondes.