3º Festival Delícias do Milho acontece neste final de semana

Plantio de 122 toneladas de milho verde garante o consumo dos visitantes com cardápio variado nas barracas típicas

06/06/2012 - 03h00

Delícias doces e salgadas como curau, pamonha, bolos, suco de milho, entre outros sabores, o famoso prato típico da festa, Trem de Milho, fazem parte do cardápio variado. Com o objetivo de oferecer produtos de qualidade, todos os participantes na área de alimentação de comidas típicas com milho verde, participaram de um workshop para capacitação profissional com noções de festival gastronômico, que significa oferecer variedade de receitas doces e salgadas, como suco de milho; curau de hortelã; pamonha de carne seca e queijo; docinhos de canjiquinha de milho com amendoim; mousse de milho; bolo de bagaço do milho. A cada ano o evento ensina novidades em curso e os participantes escolhem o que oferecer durante o evento. Para esta edição, as novidades são a lasanha de milho; espetinho de curau; beijinho de milho e escondidinho de curau.

Milho não vai faltar

Cerca de 120 mil espigas de milho verde devem ser comercializadas e consumidas no 3º Festival Delícias do Milho de Araraquara em Bueno de Andrada nos dias 9 e 10 de Junho de 2012. Com entrada gratuita, a expectativa inicial de público é de 40 mil visitantes. Pequenos produtores rurais que possuem irrigação em suas propriedades nos assentamentos em Araraquara estão plantando ao todo 10 hectares de milho verde, que significa aproximadamente 350 mil espigas com 350 gramas, totalizando cerca de 122 toneladas de milho verde safrinha, incentivando a agricultura familiar. Parte da produção excedente será distribuída em entidades sociais do município considerando a parceria com a secretaria municipal da Agricultura.
 “Cada barraca participante na área de alimentação de comidas típicas com milho verde escolhe o que oferecer ao público, somente orientamos, não interferimos nisso”, comenta Théo Bratfisch, idealizador e organizador do evento.

Serviço e infraestrutura

Para melhorar o atendimento aos visitantes, será oferecido o serviço de caixa central para minimizar filas na área de alimentação das barracas típicas de milho verde. O tráfego será orientado pela Secretaria de Trânsito, com envolvimento da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Araraquara, visando a segurança pública. A secretaria da Saúde estará presente com uma ambulância do SAMU para eventualidades que possam acontecer. O evento proporciona estacionamento gratuito e transporte público no terminal de integração.

Diversão garantida para toda a família

Barracas típicas na área de alimentação coberta, chopp artesanal, passeio de helicóptero, artesanato, parque inflável, trenzinho animado, bondinho com pônei, exposição de arte sacra e caravana sertaneja, sábado e domingo a partir das 15h, quadrilha Junina no domingo às 14h, missa na Capela no sábado às 19h e mais, sábado às 20h show com Gabriel Sater, filho do maior violeiro do Brasil, Almir Sater e no domingo às 17h com a dupla sertaneja Erick & Léo. Também, está programado um show pirotécnico com fogos de artifício para sábado às 20h.

Parcerias e patrocínio cultural

Esta terceira edição do Festival Delícias do Milho está sendo realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Programa de Ação Cultural 2011, com patrocínio cultural do Savegnago Supermercados. A realização do evento visa favorecer o desenvolvimento socioeconômico sustentável da localidade, com o objetivo de gerar empregos e renda, para efeito de minimizar o êxodo rural. Cerca de 250 empregos diretos serão gerados em parceria com o Sesc, Centro Paula Souza-Escola Industrial, Itesp, Prefeitura de Araraquara e Secretarias Municipais, promoção Rei do Chopp, além dos veículos de comunicação que prestigiam o evento. O sucesso do evento de iniciativa do publicitário Théo Bratfisch se deve a grande mobilização e a participação da população de Araraquara e toda a região, além do apoio do prefeito municipal Marcelo Barbieri que acreditou no projeto que tem aprovação unânime em lei da Câmara Municipal. As secretarias de Desenvolvimento Econômico e Fazenda, assim como o empenho em captar recursos da secretaria de Governo, foram fundamentais para a formatação do evento gastronômico que promete um fim de semana com sabor mais gostoso.