Vice-líderes de seus grupos, Juliana-Larissa e Taiana-Vivian terão que passar por rodada extra
15/06/2012 - 03h24
Talita e Maria Elisa formam a primeira dupla brasileira garantida nas oitavas de final do Grand Slam de Roma do Circuito Mundial de vôlei de praia 2102. Nesta quinta-feira (14), as campeãs nacionais de 2009 asseguraram a classificação em primeiro lugar do grupo, ao contrário de Juliana/Larissa e Taiana/Vivian, que passaram em segundo lugar e terão que disputar mais um jogo antes das oitavas. Ângela e Lili foram eliminadas.
Depois de vencerem na estreia, Talita e Maria Elisa acabaram surpreendidas pelas gregas Arvaniti e Tsiartsiani, perdendo por 2 a 1 (21/13, 13/21 e 8/15), na segunda rodada do Grupo C. No último jogo da chave, a dupla reagiu, derrotou as norte-americanas Branagh e Turner por 2 a 0, com duplo 21/15, e assegurou a liderança do grupo, levando vantagem nos critérios de desempate.
Agora, a dupla comandada pelo técnico Abel Martins aguarda o confronto entre Cicolari/Menegatti e Giombini/Orsi Toth, ambas da Itália, para conhecer suas adversárias nas rodadas das oitavas.
"Tivemos um tropeço no primeiro jogo do dia, mas nos recuperamos. O mais importante foi o primeiro lugar da chave, e consequentemente, a classificação direta. Vamos aguardar o confronto italiano e, independentemente das adversárias, teremos dificuldades pela frente", conta Maria Elisa.
No Grupo B, Juliana e Larissa passaram em segundo lugar. A dupla, que também venceu na estreia, passou ainda pela segunda rodada, derrotando com tranquilidade as australianas Cook e Hinchley por 2 a 0, com parciais de 21/12 e 21/14. Na partida que valia a liderança da chave, as brasileiras foram superadas pelas irmãs austríacas Doris e Stephanie Schwaiger em três sets (20/22, 27/25 e 8/15).
Classificadas em segundo lugar, as brasileiras jogarão contra Gioria/Momoli, da Itália, na próxima rodada. Se passarem, terão pela frente as alemãs Goller e Ludwig nas oitavas.
Taiana e Vivian também fecharam a primeira fase com duas vitórias e uma derrota. O revés aconteceu na segunda rodada do Grupo A, no confronto com as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, que levaram a melhor e venceram por 2 a 0 (21/13 e 21/10). No terceiro e último jogo, as brasileiras bateram a italianas Giombini e Orsi Toth em dois sets (21/12 e 21/18), garantindo a classificação.
As próximas adversárias das brasileiras serão Vasina/Vozakova, da Rússia. Se passarem, jogarão contra as suíças Kuhn e Zumkehr nas oitavas.
Ângela e Lili formam a única dupla do Brasil eliminada na primeira fase. A dupla, que já havia iniciado a disputa com um resultado negativo, voltou a perder na segunda rodada do Grupo F, desta vez para as bicampeãs olímpicas norte-americanas Walsh e May, por 2 a 0 (14/21 e 12/21). Na última rodada da chave, as brasileiras fizeram um jogo de vida ou morte com as russas Vasina e Vozakova e acabaram superadas em três sets (21/15, 12/21 e 12/15), dando adeus à competição.