Em 12 de setembro, Incra publicou edital de concessão de barracão no Assentamento
17/09/2013 - 03h45
Cidade
Com o objetivo de garantir a instalação, em 2014, de um entreposto no Assentamento Bela Vista do Chibarro, o vereador Édio Lopes (PT) protocolou emenda de R$ 210 mil ao Plano Plurianual (PPA), em tramitação na Câmara Municipal. Os recursos devem sair da Secretaria da Agricultura por meio do Programa Agricultura e Produção.
Édio lembra que o entreposto foi votado no Orçamento Participativo de 2009 e que até o momento não teve dotação orçamentária do Executivo. “Os assentados definiram como prioridade há quatro anos e a Prefeitura, simplesmente, ignorou o que foi decidido em participação direta da comunidade”, afirma.
De acordo com o vereador, “para piorar, o entreposto não consta do PPA para os próximos quatro anos, ou seja, se eu não apresento esta emenda os assentados iriam continuar esperando”. Ele diz que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) publicou edital de concessão do barracão em 12 de setembro, e a Prefeitura recebeu a documentação da liberação há mais de dois meses. “É muito descaso”, declara.
O parlamentar informa que Fabiana Silva, integrante do Grupo Pé Vermelho, já fez a planta do entreposto. Ela é aluna do curso profissionalizante do Projeto Turismo Rural, parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Portanto, só depende da disponibilização dos recursos”, frisa.
Além do entreposto, o barracão reformado poderá ser utilizado para servir merenda para as crianças e biblioteca. “A construção do entreposto é muito importante. Os assentados poderão centralizar o armazenamento da produção, vai facilitar a distribuição, que será feita de forma coletiva e vai gerar economia para todos”, conclui.