Marcelo Barbieri, senador Aloysio Nunes e 44 assentados são recebidos pelo ministro do Desenvolvimento Agrário para discutir posse das terras
10/06/2011 - 04h17
O prefeito Marcelo Barbieri participou, nessa quinta-feira (9) de uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, para pedir a emancipação do Assentamento Bela Vista visando aumentar a produção e garantir o sustendo das mais de 180 famílias que vivem no local. A convite do prefeito Marcelo Barbieri, o senador Aloysio Nunes participou da reunião e um ônibus com 44 assentados também foi a Brasília para fortalecer a solicitação.
O assentamento Bela Vista teve início em 1988. Nos anos de 1990, no governo Orestes Quércia, foi desapropriado e repassado ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Após mais de 20 anos de produção, os assentados lutam para conseguir a titulação das terras e pelo direito de plantar cana-de-açúcar.
“A Prefeitura de Araraquara tem uma ligação forte com os assentamentos, pois incentiva a agricultura familiar. O assentamento é bom e as famílias têm capacidade de produção. São justas as reivindicações dos assentados de ter a posse das propriedades e o direito de plantar cana-de-açúcar, que hoje é a opção que oferece mais sustentação às famílias”, assinalou o prefeito Marcelo Barbieri.
Marcelo reiterou o total apoio da Prefeitura ao Assentamento Bela Vista e, como exemplo, falou da construção de uma moderna creche, do investimento em equipamentos de informática e implantação de internet banda larga na escola, da reforma da unidade de saúde, da construção de vestiários e recuperação do Centro Esportivo, iluminação e conservação das estradas.
O prefeito também citou o projeto de construção do primeiro CRAS Rural (Centro de Referência da Assistência Social) e disse que Araraquara é uma das cidades do Estado de São Paulo que mais compram hortifrutis dos assentados para distribuição a entidades sociais e ao Restaurante Popular, dentro do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), do Governo Federal.
“O município está engajado nessa causa, graças às políticas implantadas pelo próprio Governo Federal, como o PAA. Recentemente, Araraquara recebeu a notícia que será uma das cinco cidades do país contempladas com mais um Restaurante Popular. Isso é resultado das políticas na área de agricultura implantadas no município”, afirmou o prefeito.
Representando os moradores do Bela Vista, Francisco Frederico Schuett agradeceu o apoio do prefeito, do senador Aloysio Nunes e a recepção do ministro Afonso Florence.
“Queremos a plenitude da área para que possamos exercer a liberdade de produção”, disse.
O ministro ficou sensibilizado com as explanações dos assentados e garantiu apoio. “O argumento de vocês é consistente. Vocês querem produzir, vender e pagar as dívidas. Esse não é apenas um interesse dos produtores, mas de todo o país. Estou me comprometendo a analisar o processo. Vou buscar um parecer jurídico e procurar todos os meios legais para resolver essa situação. Entendemos que chega uma hora que produtores como vocês precisam andar sozinhos”, salientou.
Os assentados foram muito bem recebidos e aguardaram a reunião dentro de um auditório no Ministério. Uma comissão de cinco moradores foi formada para acompanhar as discussões e, ao final do encontro, juntamente com o prefeito Marcelo Barbieri, transmitiram as informações ao restante do pessoal. “A vinda de vocês aqui foi muito importante para dar força à reivindicação”, disse o prefeito, parabenizando a iniciativa.
“Acredito que a reunião foi bastante positiva e abriu caminho para que eu possa acompanhar de perto esse processo”, concluiu o senador Aloysio Nunes. O prefeito agradeceu ao senador e ao ministro pela atenção. O presidente da associação do Bela Vista, Otacílio Rodritgues da Silva, entregou um documento com as solicitações, que serão analisadas pelo ministro.