Obras de reforma e ampliação de creche do Melhado são entregues

Fotógrafo: João Pires/LBF
24/11/2011 - 03h36

O prefeito Marcelo Barbieri entregou as obras de reforma geral e ampliação da cozinha do Centro de Educação e Recreação (CER) Maria Barcarolla Filié, do Melhado.  
A escola de educação infantil recebeu um investimento de R$ 220 mil, que contemplou a ampliação da cozinha e da área de serviço, reforma de todo o prédio com pintura, colocação de piso e forro de PVC, intervenção na rede elétrica e substituição dos equipamentos e eletrodomésticos como ventiladores, TV, geladeira, freezer, máquina de lavar e brinquedos novos, além da implantação do laboratório de informática.
Para o prefeito, a escola está pronta para continuar as atividades regulares.
“A cozinha precisava de uma intervenção porque não estava de acordo com os padrões que adotamos para as nossas escolas. Com a ampliação nós pudemos adequar o espaço e os equipamentos, o que vai facilitar muito o trabalho das merendeiras, melhorando a qualidade de vida das profissionais e o atendimento à criança, pois a alimentação é parte importante no processo de desenvolvimento”, explicou.
O secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), destacou a importância da obra para as atividades e eventos do CER. “É importante prestar atenção nas particularidades de cada CER. No caso do ‘Barcarolla’ ressalto a reforma na estrutura elétrica, pois não havia suporte de energia suficiente para a realização de festas e formaturas no período da noite”, falou o secretário.
“Hoje, além desta nova possibilidade que agrada muito os pais dos alunos que trabalham durante o dia, a escola também poderá trazer para as festinhas das crianças atrações como brinquedos infláveis, por exemplo, que necessitam de tal suporte para a instalação”, disse Nino.
Segundo a diretora do CER, Márcia Maria Piló Paschoal, há mais de 20 anos que a escola não recebia uma intervenção na estrutura. “Esses serviços foram executados e financiados exclusivamente pela Prefeitura e apenas uma pequena parcela foi gasta com a verba do Programa Dinheiro Direto na Escola. Agradeço muito ao prefeito Marcelo, por acreditar no nosso trabalho e pelo compromisso com a Educação, que demonstra o visionário que é, preocupado com o futuro de nossa cidade”, agradeceu a diretora.

Maria Barcarolla Filié

A italiana que dá nome ao CER foi homenageada pelo prefeito durante a entrega das obras de reforma e ampliação da escola. O bisneto da patrona, Paulo Piffer, agradeceu em nome da família. “Mulher alegre e corajosa, além de simpática e boa cozinheira, minha bisavó tratava a todos com cortesia, virtudes que cultivou em sua família, pois soube educar muito bem seus oito filhos com valores cristãos”, comentou Paulo.
Nascida em 1859, Maria Barcarolla Filié chegou ao Brasil com seu marido Domenico Filié em 1901, aos 42 anos de idade, e juntos escolheram Araraquara para se estabelecer. Residiam em uma chácara às margens do Rio do Ouro e do Córrego da Servidão. Manteve unida sua família que empreendeu varias atividades nesta cidade, como uma fábrica de sabão, o alambique e o moinho de fubá.
“É uma homenagem merecida, pois a dona Maria escolheu a nossa cidade para viver com sua família e muito colaborou com o seu crescimento”, finalizou o prefeito Marcelo Barbieri.