IPVA 2012: pagamento à vista, sem desconto, para veículos com final 2 vence na terça-feira

Proprietário tem até o dia 14 para quitar o imposto à vista, sem desconto, ou pagar a segunda parcela

11/02/2012 - 02h18

Na próxima terça-feira, dia 14/2, vence o prazo para o pagamento à vista, sem desconto, do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2012 para os veículos com final de placa 1. O prazo final para o pagamento da segunda parcela para esses carros também é na terça-feira.

O calendário continua na quarta-feira, dia 15, com veículos de placa final 3 e segue até o dia 29, para os veículos de final 0, pulando os finais de semana (veja na tabela abaixo). Cerca de 15 milhões de “Avisos de Vencimento” foram enviados em dezembro pelos Correios, alertando os contribuintes para o dia do recolhimento. O aviso contém as principais informações para o pagamento do imposto.

Para efetuar o pagamento do IPVA 2012, o contribuinte deve se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e efetuar o recolhimento no guichê de caixa.  Os pagamentos podem ser feitos nos terminais de autoatendimento, pela internet, débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas - no entanto essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento.

Imposto mais barato em São Paulo
Em 2012 IPVA ficou em média mais barato em São Paulo. Levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) registrou queda nominal de 3,75% nos preços de venda de veículos no varejo, de acordo com a média ponderada geral.

A pesquisa da Fipe, baseada nos valores de mercado de setembro de 2011, identificou maior queda de preços de venda para motos e similares, que apresentaram recuo de 5,56%. Os automóveis usados tiveram redução de 3,34%, seguidos dos utilitários, com menos 3%.  Os preços de vendas de caminhões ficaram 1,87% mais baixos e os referentes a ônibus e microônibus fecharam 1,77% abaixo do valor apurado no ano anterior.

Frota de veículos
A frota de veículos no Estado de São Paulo é de 19,6 milhões de veículos. Destes, cerca de 14,87 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA, 4,57 milhões de veículos estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e 160 mil são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/microônibus urbanos). 

Para obter mais informações a respeito de valores, datas de pagamento e rede bancária autorizada, a Secretaria da Fazenda oferece serviço de informação ao cidadão por meio do telefone 0800-170110 e no site http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/.