Começa em Bueno de Andrada novo curso de Turismo Rural

06/03/2012 - 02h11

Dessa segunda-feira (5 de março) até o mês de novembro, 25 alunos participarão da 2ª edição do curso de Turismo Rural, no Distrito de Bueno de Andrada, que visa fomentar o setor na região de Araraquara.
Com apoio da Prefeitura, por meio Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o curso é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), em convênio com Sindicato Rural de Araraquara.
Após nove meses e 240 horas de aulas teóricas e práticas, os participantes irão adquirir noções básicas para o desenvolvimento de projetos de turismo rural na microrregião. Na primeira edição, em 2011, o curso formou 12 alunos, a maioria deles, como este ano, moradores nos assentamentos de Bueno de Andrada.
O prefeito Marcelo Barbieri destaca a importância da parceria que envolve município, Senar e Sindicato Rural de Araraquara pela realização do curso e reafirma o apoio às iniciativas dos empreendedores rurais.
“Temos que fomentar o turismo rural e fazer com que o setor urbano descubra essas belezas e riquezas naturais. Além de gerar emprego e renda, essa atividade contribui para fixar as famílias no campo e valorizar a agricultura familiar”, acrescenta Marcelo. 

Integração

A instrutora do curso, Ângela do Amaral Nigro, afirma ter sido marcante a participação de turma em 2011. “Houve uma forte recepção e integração que culminaram na consolidação de diversas propostas para a sequência das ações”, acrescenta instrutora. 
Segundo a coordenadora municipal de Comércio, Turismo e Serviços (órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Eneida Miranda de Toledo, após fortalecer o turismo de negócios, a Prefeitura pretende, com o curso, “solidificar o turismo rural em Araraquara”.
Em Bueno de Andrada já são discutidos pontos de vendas de produtos gastronômicos e artesanais, além de projetos de hospedagem e de turismo de aventura.