Fotógrafo: Sergio Pierri
02/10/2013 - 02h41
Confraternização
Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a Prefeitura promoveu nessa terça-feira (1º de outubro), em Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), uma série de eventos, com cerca de 120 pessoas da terceira idade.
A confraternização foi realizada no salão do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas Girassóis, localizado na Rua Castro Alves, no bairro Vila Santana, com bingo, música e dança, entre outras ações de animação e lazer, além de um almoço.
Todos os convidados são atendidos pela Smads, especialmente nos Creas, Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Núcleo Habitacional para Idosos Recanto Feliz.
De acordo com o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, o lazer e a convivência social é um direito de todos, já que estes momentos significam “alegria e bem-estar em qualquer fase da vida”.
“Esta manhã de lazer e atividades significa um olhar para o lado alegre da terceira idade, ao mesmo tempo em que o governo municipal tem a preocupação de avançar nas políticas públicas de atendimento aos idosos de Araraquara”, acrescentou Porsani.
Autonomia
O 1º de outubro também marcou o aniversário de alguns idosos presentes na confraternização da Smads. “Este é um momento especial para mim”, disse a aniversariante Ludilira dos Santos Rocha, moradora do Recanto Feliz, que completou 83 anos em meio ao cântico de ‘parabéns a você’ dos presentes.
A mesma situação foi vivida por Iolanda Faria Lopes, também moradora do Recanto Feliz, que agradeceu a oportunidade de comemorar seus 69 anos em meio ao abraço da equipe do Creas e de outros participantes do evento.
“Este encontro é uma forma de comemoração e de descontração”, afirmou Osvaldo Zanete, de 67 anos, morador do Jardim Selmi Dei, cuja opinião foi compartilhada por Alberico Machado, de 77, do Adalberto Roxo.
Para a gerente de Programa do Creas Girassóis, Celina Garrido, a confraternização deste 1º de outubro significa proporcionar “um dia de convivência, alegria e bem-estar para o idoso”, o que só reforça a sua autonomia.