Barbieri recepciona cônsul geral do Japão

Autor: Thiago Diniz
10/05/2011 - 02h17

O prefeito Marcelo Barbieri recepcionou, no domingo (8), o cônsul geral do Japão no Brasil, Kasuaki Obe, acompanhado da consulesa Yeko Obe. O casal está visitando várias cidades do interior visando uma aproximação com as comunidades nipo-brasileiras. 
Para receber o cônsul e a consulesa, o presidente da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araraquara, Yuri Nakano, organizou um almoço especial em comemoração ao Dia das Mães. Também fizeram parte da comitiva de recepção o representante regional de GateBall, Mitsuo Kanami, o presidente da Associação Okinawa de Araraquara, Nelson Cuniyochi, a diretora cultural da Nipo, Leiko Hanai, entre outros membros da diretoria. 
O prefeito destacou que Araraquara tem uma forte tradição nipo-brasileira. “Essa comunidade contribuiu muito para o desenvolvimento da cidade. Temos mais de um século de convivência entre brasileiros e japoneses. É uma honra receber o representante oficial do Japão em Araraquara”, disse. 
Marcelo também manifestou o sentimento de solidariedade da população araraquarense pela tragédia que afetou o Japão recentemente. “Sabemos que o Japão passou por um momento muito difícil. No Brasil, e em Araraquara, existe um espírito enorme de solidariedade”. 
“Estou emocionado em receber as palavras de carinho e apoio do prefeito”, retribuiu o cônsul em português. Ele exerce a atividade há 2,4 anos no Brasil e disse que há 10 anos fala espanhol, o que facilitou aprender o idioma do Brasil. 
“A amizade entre brasileiros e japoneses tornou-se especial”, falou o cônsul, destacando que o Brasil tem uma das maiores comunidades japonesas vivendo fora do Japão. O cônsul e a consulesa elogiaram a cidade e agradeceram a recepção do prefeito e da comunidade da Nipo de Araraquara.